![Explosão em plataforma a serviço da Petrobras deixa cinco mortos](http://www.sincomam.org.br/wp-content/uploads/2015/02/CIDADE_DE_SAO_MATEUS-470x260.jpg)
Explosão em plataforma a serviço da Petrobras deixa cinco mortos
ANP informa que havia 74 pessoas a bordo no momento da explosão
O número de mortos na explosão de uma plataforma que presta serviços à Petrobras no Espírito Santo subiu para cinco nesta quinta-feira (12). O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) informou que encontrou mais dois corpos na sala de máquinas do navio-plataforma.
Segundo a BW Offshore, empresa que opera o navio, os funcionários que morreram — ainda não identificados — estavam no grupo de desaparecidos. De acordo com a empresa, a explosão feriu dez trabalhadores, dos quais três estão em estado grave e quatro continuam desaparecidos.
Em comunicado, a BW diz que está prestando assistência aos funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. A empresa informa ainda que fechou a plataforma e todos os funcionários foram retirados da unidade.
A Petrobras também declarou que notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP) sobre o acidente ocorrido.
No total, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), havia 74 pessoas a bordo.
Marinha
Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informa que tomou conhecimento da explosão na Plataforma FPSO São Mateus, na tarde desta quarta-feira (11).
Segundo a Marinha, um navio e duas aeronaves foram deslocados para a área, com a prioridade inicial de realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória.
A CPES participa, ainda, que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a fim de esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. O prazo para a conclusão do Inquérito é de 90 dias.
Acidente
Em nota divulgada pela ANP, a agência informa que ocorreu uma explosão na casa de bombas por volta das 12h50min desta quarta-feira (11) e que foi comunicada 1 hora depois. Segundo a agência, não houve vazamento de óleo no mar.
A FPSO Cidade de São Mateus, que armazena e produz petróleo e gás, estava em operação no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, a cerca de 120 km da costa do Espírito Santo, desde junho de 2009.
Afretado pela Petrobras, o navio-plataforma foi o primeiro para gás instalado no Brasil e tem capacidade para processar 10 milhões de metros cúbicos de gás e 35 mil barris de óleo por dia. O contrato da empresa com a Petrobras tem duração até 2018.
Fonte: SINCOMAM / Margarida Putti