Fiscais da Antaq fazem visitas técnicas às instalações portuárias do Espírito Santo

Fiscais da Antaq fazem visitas técnicas às instalações portuárias do Espírito Santo

Cerca de setenta fiscais da Antaq realizaram, nos dias 16 e 17, uma série de visitas técnicas às instalações portuárias do Espírito Santo. A programação fez parte de um curso anual de capacitação organizado pela Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais.

No primeiro dia, os fiscais foram até o Porto de Tubarão, localizado em Vitória e operado pela Vale. A instalação é uma das mais importantes do país na movimentação de minério de ferro. À tarde, a delegação seguiu para o Terminal de Vila Velha, da Log-in. A instalação opera embarque e descarga de navios, serviços de movimentação e armazenagem de contêineres, carga geral, rochas e cargas de projeto, com estrutura e tecnologia para operar diversos tipos de carga.

“Estar no local onde acontece a inspeção é fundamental para que as nossas fiscalizações sejam cada vez mais eficientes e responsivas, contribuindo para que as instalações portuárias prestem um serviço adequado à sociedade”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, que fez parte da delegação.

Ainda no primeiro dia, os fiscais puderam conhecer o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Em seguida, visitaram o Terminal Portuário de Peiú (TPP), que opera embarque e desembarque de produtos a partir de uma estrutura multimodal. Localizada em Vila Velha, a instalação possui acessos marítimo e rodoviário, comum às empresas instaladas no Porto de Vitória, e linha férrea própria dentro do terminal a 20 metros do cais, por onde chegam tubos, componentes químicos, alimentos e outros produtos.

No dia 17, os fiscais começaram os trabalhos com uma visita técnica à Portocel, terminal localizado no distrito de Barra do Riacho, município de Aracruz (ES). A comitiva pôde presenciar uma operação de movimentação de celulose. Na parte da tarde, a equipe visitou o Estaleiro Jurong Aracruz. “Foi uma ótima oportunidade para os fiscais estarem integrados e trocarem experiências em um estaleiro, onde poucas unidades regionais da Agência possuem jurisdição para fiscalizar esse tipo de instalação”, afirmou a superintendente de Fiscalização da ANTAQ, Gabriela Costa, destacando que as ações fiscalizatórias da Agência se baseiam nos pilares da conformidade regulatória, capacitação contínua e trabalho em equipe.

Para Daniela Quadros, chefe da Unidade Regional de Vitória da ANTAQ, “essas visitas técnicas são importantes para que os agentes de fiscalização possam acompanhar operações que não existem em seus locais de atuação, como a operação de celulose”. De acordo com Daniela, esse conhecimento passado de forma visual é importante. “É uma oportunidade de sair da teoria e ver como as coisas acontecem na prática.”

Lucas Sampaio Ataliba, chefe substituto da Unidade Regional de Florianópolis, afirmou que “as visitas técnicas propiciam um conhecimento acerca de instalações e operações diferentes das que costumamos vivenciar em nossa realidade e uma interação maior entre os fiscais da Agência para que possamos trocar experiências”.

Capilaridade
Atualmente, a Agência conta com 14 unidades regionais, além dos postos avançados. São órgãos localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além da sede, em Brasília. “O curso, que se encerrou com as visitas técnicas às instalações que estão na jurisdição do escritório de Vitória, reuniu fiscais de todas as unidades regionais. Cada porto tem sua peculiaridade, suas questões a serem resolvidas. Então, quando o fiscal se depara com uma realidade diferente da dele e vê a outra equipe em ação, encontrando solução para a problemática local, ele retorna à sua unidade com uma bagagem maior”, completou Gabriela Costa.

Fonte: Antaq