Fjord1 encomenda 4 balsas autônomas de emissão neutra com propulsores Schottel

Fjord1 encomenda 4 balsas autônomas de emissão neutra com propulsores Schottel

A operadora norueguesa de balsas Fjord1 encomendou quatro balsas autônomas e de emissão zero, que serão construídas pelo estaleiro turco Tersan. As embarcações serão equipadas com propulsores da Schottel, sendo as primeiras balsas de duas pontas autônomas do mundo. O projeto das embarcações e o pacote de engenharia serão fornecidos pela Norwegian HAV Design.

Cada uma das balsas, com 120 metros de comprimento e 18,60 metros de largura, terá dois propulsores elétricos da Schottel, modelo EcoPellers do tipo SRE 340, que garantem maior eficiência energética e menores custos operacionais e de capital, alinhando-se ao foco da Fjord1 em inovação e sustentabilidade. Além disso, a remoção do redutor superior nos propulsores reduz vibração e ruído, proporcionando mais conforto aos passageiros. Os propulsores serão monitorados por um sistema de manutenção preditiva, o MariHub.

As balsas serão utilizadas na rota Lavik-Oppedal, na costa oeste da Noruega, a partir de setembro de 2026, conectando os passageiros com uma experiência de viagem sustentável. As embarcações terão capacidade para 399 passageiros e 120 carros, com a integração de sistemas autônomos como autocrossing e autodocking a partir de 2027 e navegação autônoma completa em 2028.

Fonte: Portos e Navios