Forças Armadas realizam ações de combate ao coronavírus em todo o país

Forças Armadas realizam ações de combate ao coronavírus em todo o país

Operação conta com 816 viaturas, 102 embarcações e 26 aeronaves

O Ministério da Defesa informa que as Forças Armadas têm realizado inúmeras atividades de apoio a órgãos públicos e à sociedade, com foco no combate ao novo Coronavírus. Desde 20 de março, início da Operação COVID-19, integrantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuam na desinfecção de locais públicos, na repatriação de brasileiros, no transporte de insumos e materiais de saúde, na distribuição de alimentos, em ações de controle de segurança em fronteiras e embarcações, entre outras atividades.

Segundo o Ministério, até o momento, mais de 29 mil militares atuaram na Operação COVID-19. O trabalho conta com 816 viaturas, 102 embarcações e 26 aeronaves. Nesta terça-feira (21), uma aeronave C-98 Caravan decolou de Brasília (DF) para Belém (PA) transportando materiais de saúde que serão usados no combate à COVID-19. Na mesma data, houve ainda transporte de carga entre Jaraguá do Sul (SC) e Boa Vista (RR). O Exército deslocou a carga do ponto de origem até a Base Aérea de Florianópolis. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira também decolou com 50 respiradores, 50 pedestais do equipamento e 115 camas, entregues na Ala 7, na capital roraimense.

Minas Gerais

Na 4ª Região Militar do Exército, localizada em Minas Gerais, cerca de 10 toneladas de alimentos não perecíveis foram doadas a hospitais, instituições religiosas, lares de idosos, escolas e instituições carentes do estado. A arrecadação de alimentos foi coordenada pela Organização Militar.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as Forças Armadas também participaram de campanhas de doação de alimentos. O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais angariou 1.590 kg de gêneros, entregues nessa segunda-feira (20).

Ação de desinfecção das áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), foi conduzida por integrantes do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Ainda participaram da atividade os militares da Escola de Instrução Especializada, que capacitaram funcionários, bombeiros civis e prestadores de serviço do aeroporto para utilizarem os equipamentos de proteção individual e procederem corretamente o descarte dos materiais utilizados.

Ceará

Em Fortaleza (CE), o Comando Conjunto Nordeste, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, realizou a desinfecção do porto da cidade. Cerca de trinta militares capacitados em descontaminação de ambientes, material e pessoal, orientados por militares especializados em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica participaram da atividade.

Visando eliminar as chances de contágio de agentes patogênicos capazes de transmitir o novo Coronavírus, militares fizeram a desinfecção do Hospital e Odontoclínica da Aeronáutica de Recife. A ação foi desencadeada por 11 militares do Grupo de Segurança e Defesa, além de dois instrutores da Marinha.

Pará

Em Itaituba (PA), o 53º Batalhão de Infantaria de Selva realizou higienização nas dependências da Ação Sorriso, ONG da cidade que desenvolve trabalho com pessoas que possuem necessidades especiais.

Santa Catarina

Em Porto União (SC), equipe de saúde do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, composta por médicos e técnicos de enfermagem, participou do Curso de Intubação Orotraqueal em pacientes com coronavírus. A capacitação foi ministrada por equipe médica intensivista da Secretária de Saúde do estado.

Fonte: Ministério da Defesa / Foto: Divulgação Operação COVID-19