FPSO offshore da Nigéria sob ataque de piratas

FPSO offshore da Nigéria sob ataque de piratas

Um grupo de homens armados desconhecidos teria atacado o FPSO Sendje Berge, operando no campo de Okwori, na costa da Nigéria. Segundo o serviço de inteligência marítima Dryad Global, até 11 pessoas podem ter sido sequestradas do navio.

O ataque é único no âmbito mais amplo de incidentes de pirataria na costa oeste da África, disse Dryad, com a forma de ataque e o alvo além daqueles geralmente tentados por grupos de ação de piratas na Nigéria.

Três navios foram envolvidos, um dos quais foi usado como chamariz para distrair o navio de segurança Hudson Capt Eledu. Os outros dois navios se aproximaram do FPSO e acredita-se que o embarcaram, anexando uma escada de gancho ao corredor central içado pela metade. Os explosivos também podem ter aparecido no ataque, uma tática mais normalmente adotada pelos militantes.

Nas últimas semanas, disse Dryad, vários grupos militantes da região do Delta do Níger emitiram declarações condenando as ações do governo federal. Dizem que um grupo retirou um cessar-fogo que anteriormente negociava com o governo.

Parece provável que, se o pessoal foi sequestrado, eles serão mantidos em resgate. Por outro lado, se isso for um ato de militância, as negociações provavelmente também se concentrarão em concessões políticas ligadas à liberação de pessoal e à cessação de atividades, sugeriu Dryad.

Fonte: O Petróleo