FPT Industrial fornece motores para novo barco do porto italiano de Gênova

FPT Industrial fornece motores para novo barco do porto italiano de Gênova

A FPT Industrial forneceu dois motores N67 450 para o novo barco “MIZAR” do Genoa Pilot Corps (grupo que cuida da segurança na entrada e saída de grandes embarcações no Porto de Gênova, Itália). O propulsor apresenta 6,7 litros e seis cilindros para produzir 450 cavalos de potência. 

A entrega do novo barco ao Genoa Pilot Corps faz parte da renovação da frota do porto de Gênova, iniciado após o incidente que ocorreu em maio de 2013, quando um navio porta-contêiner bateu na torre do porto. 

A Genoa Pilot Corps escolheu a FPT Industrial como parceira técnica devido às características de desempenho de seus motores, que permitem a operação das embarcações em condições adversas. A nova unidade naval “MIZAR” trabalhará 24 horas por dia, em todas as condições marítimas e de tempo. Os motores aplicados nesse barco devem ser extremamente robustos e duráveis, por conta das exigentes demandas tanto por acelerações quanto por desacelerações rápidas. 

O motor, uma unidade turboalimentada após refrigeração, tem baixo consumo de combustível graças a um sistema eletrônico de injeção de combustível Common-Rail, e está entre os motores NEF mais vendidos da FPT Industrial. Ele é projetado para ser compacto, durável, ter alta potência e torque em baixa rotação, além de estar em conformidade com os principais regulamentos internacionais de emissões. Além disso, o N67 450, como todos os motores FPT, foi projetado para ter manutenção fácil e baixos custos operacionais. 

A cerimônia de inauguração do novo barco “MIZAR” aconteceu na Torre Piloti do Porto de Gênova no dia 9 de julho de 2014, à qual compareceram representantes do porto e da cidade de Gênova, além da Naval Motor Botti (um fornecedor da FPT Industrial) e da Bellcraft, o estaleiro que construiu o barco. 

A FPT Industrial fornece motores para todas as unidades navais da frota da Genoa Pilot Corps, incluindo o barco “Borea”, equipado com dois motores C90 620 da FPT, os quais produzem 620 cavalos de potência cada e fazem parte da Série Cursor da empresa. 

FPT Industrial N67 450 

O N67 450 faz parte da Série NEF da FPT Industrial, que tem motores com capacidades que variam de 270 a 570 cavalos de potência. O motor é compacto, robusto, tem capacidade específica e alto torque em baixas velocidades, bem como baixo consumo de combustível e de custos operacionais. Além disso, tem um impacto ambiental mínimo e está de acordo com os regulamentos internacionais. 

O motor também inclui recursos inovadores, tais como um monobloco “estrutural”, um virabrequim com contrapesos integrados, manivela com suas fraturas conectando bielas e pistões com uma câmara de combustão simétrica, tudo para garantir o máximo equilíbrio inercial. O N67 450 também tem baixos níveis de ruídos e um design robusto para confiabilidade aprimorada e uma vida longa. 

Em termos de tecnologia, o N67 450 tem quatro válvulas por cilindro, gestão de injeção Common Rail e de Controle Eletrônico de Diesel (EDC), o que permite monitoramento e controle constantes para proteger as principais partes em funcionamento. Isso ajuda a alcançar uma maior vida útil dos ciclos do motor de até 30% em comparação aos motores com funcionamento puramente mecânico. 

O sistema de injeção de alta pressão Common Rail tem vantagens tanto em termos de altas pressões de funcionamento, que podem assegurar injeção de combustível com eficiência máxima, quanto emissões mínimas. A gestão eletrônica do processo de injeção, independentemente do sistema de motor, permite uma redução do ruído e das emissões, bem como a dosagem e a eliminação do combustível de uma forma otimizada para cada condição operacional. 

Com capacidades disponíveis de 350 a 450 cavalos de potência, o N67 450 tem a melhor relação potência/peso e potência/volume, tornando-se o motor ideal para cascos aplainados e semi-aplainados de oito a 13 metros. 

Especificações do N67 450 
Capacidade: De 350 a 450 cv a 3.000 rpm 
Deslocamento: 6,7 litros 
Cilindros: 6 em séries 
Válvulas: 4 válvulas por cilindro 
Capacidade: Common Rail controlado eletronicamente com turbo, pós-resfriamento e válvula de escape