Frente Parlamentar é criada para dar suporte ao projeto de desenvolvimento do Porto Meridional
Após uma longa discussão acerca do projeto de criação do Porto Meridional para o transporte de cargas direto no estado do Rio Grande do Sul, uma frente parlamentar com deputados do estado foi desenvolvida e, durante essa última quarta-feira, (06/04), comentou sobre a relevância do projeto para a redução dos custos da logística de escoamento de produtos na região.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul recebeu, nesta última quarta-feira, a frente parlamentar liderada pelo deputado Issur Koch (PP), que visa dar apoio ao projeto de criação do Porto Meridional em Arroio do Sal. Os investimentos para a construção do local estão orçados em cerca de R$ 6 bilhões e esse é um projeto essencial para garantir um porto adequado para o transporte de cargas direto do estado do RS, reduzindo assim os custos da logística de escoamento dos produtos que são produzidos na região.
O desenvolvimento do projeto ainda está em fases iniciais, mas a frente parlamentar desenvolvida para dar apoio à iniciativa espera que, com os esforços necessários, a construção fique pronta já durante o ano de 2024. O principal objetivo do Porto Meridional é garantir um escoamento direto no estado do Rio Grande do Sul e reduzir os custos na logística de transporte de cargas, uma vez que as empresas na região costumam utilizar os portos de Santa Catarina e do Paraná como os principais nesse processo.
Dessa forma, o custo logístico para o escoamento de produtos dentro do próprio estado do Rio Grande do Sul é, atualmente, um dos maiores de todo o país e, com o desenvolvimento desse projeto, o governo do estado irá garantir uma nova alternativa para as empresas de transporte de cargas. Além disso, o setor portuário do estado será altamente movimentado e beneficiado com os novos investimentos que serão aplicados na região.
Somente com o início do projeto de criação do Porto Meridional no Rio Grande do Sul, já há a previsão de investimento de uma empresa do ramo de fertilizantes na casa de R$ 10 bilhões como um dos impactos da instalação do porto. Assim, a relevância das consequências da criação do porto para o segmento de transporte de cargas não fica limitada apenas à teoria e já é vista na prática dentro dos empreendimentos do Rio Grande do Sul.
Com isso, o presidente da frente parlamentar, Issur Koch, comentou que Se conseguimos trazer de volta os investidores e produtores gaúchos que optaram pelo estado de Santa Catarina já teremos um grande avanço. O Rio grande do Sul conta com um único porto (Rio Grande) tendo três vezes a costa catarinense. Muitos investimentos virão na região com o porto. Todos os municípios se beneficiarão. Será uma revolução para o litoral norte. Precisamos do apoio da AL para nos ajudar nesta empreitada. Estamos trabalhando para que essa obra saia do papel e entre para a história do RS”.
Agora, a frente parlamentar liderada pelo deputado continuará investindo seus esforços para conseguir a construção do Porto Meridional no prazo previsto e iniciar a redução dos custos da logística de transporte de cargas já no ano de 2024.
Fonte: Naval Porto e Estaleiro