Frota de contêineres inteligentes aumentará 6 vezes nos próximos 5 anos
Prevê-se que a frota global de contêineres habilitados para telemática cresça seis vezes nos próximos cinco anos e represente 30% da frota global até 2027. Esta é uma das principais conclusões do relatório anual de revisão e previsão 2023/24 do Container Census & Leasing publicado recentemente pela Drewry.
Os contêineres inteligentes ganharam destaque nos últimos anos, uma tendência que se acelerou após o início da pandemia da Covid-19 e a consequente interrupção da cadeia de suprimentos, que destacou a necessidade de melhor visibilidade da carga para lidar com tempos de trânsito mais longos e voláteis. Espera-se que o ritmo de adoção de contêineres inteligentes acelere nos próximos cinco anos, à medida que os custos dos dispositivos caem.
Um contêiner se torna ‘inteligente’ quando equipado com um dispositivo telemático que fornece rastreamento e monitoramento em tempo real. Isso permite que os operadores aumentem o tempo de giro de seus contêineres e, assim, melhorem a disponibilidade do equipamento. Ele também permite que os beneficiários da carga entendam a localização e o status de sua carga para que possam controlar melhor suas cadeias de suprimentos.
A Drewry estima que, até o final de 2022, cerca de 5,6% da frota global de contêineres foi equipada com dispositivos de tecnologia inteligente. A aceitação varia consideravelmente por tipo de equipamento, com penetração já forte em contêineres refrigerados e intermodais, mas bem menor no setor de carga seca.
Mais da metade da frota de contêineres refrigerados e terrestres intermodais está habilitada de forma inteligente.
A Drewry prevê que o número de contêineres inteligentes na frota global chagará a mais de 10 milhões de unidades, representando até 30% dos estoques mundiais do equipamento.
A aceleração dos equipamentos ingeligentes, avalia a Drewry, será impulsionada pela aceitação crescente na frota de contêineres secos, onde a penetração atualmente é de apenas 0,7%. Várias operadoras, incluindo a Hapag-Lloyd e a japonesa ONE, se comprometeram publicamente a equipar toda a sua frota de contêineres com dispositivos inteligentes.
Fonte: Portos e Navios