Governo anuncia o plano de incorporação das empresas Valec e EPL

Governo anuncia o plano de incorporação das empresas Valec e EPL

Objetivo da união das estatais é tornar a gestão das empresas mais eficiente e reduzir gastos públicos

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) anunciou nesta segunda-feira (19) a junção das estatais Valec e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que passam a constituir uma única empresa chamada Infra S.A..

Segundo o MInfra, a incorporação das empresas deve “reduzir os custos de manutenção da União e priorizará o que há de melhor em conhecimento e capital humano de ambas para projetos de infraestrutura”.

A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em 90 dias e todo o processo de junção esteja concluído em 270 dias. O Ministério informou ainda que, serão realizadas avaliações trimestrais de acompanhamento da nova empresa.

A Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada em longo prazo. “O que espero de todos os gestores e servidores da Valec e EPL é o engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa que nasça sem as mazelas do passado, com governança e instrumentos que nos ajudem a pensar a infraestrutura no Brasil”, declarou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em nota publicada pela pasta.

A EPL ficou conhecida como a estatal do trem-bala no Brasil, criada em 2012 para implementar o projeto do trem que ligaria o Rio de Janeiro à São Paulo, que nunca saiu do papel. O projeto do trem de alta velocidade estima 511 quilômetros entre as duas capitais.

Foto: divulgação