Governo do Estado de SP anuncia retomada da educação

Governo do Estado de SP anuncia retomada da educação

Doria confirma que volta às aulas presenciais será gradual e acontece a partir de 8 de setembro

O governo de São Paulo anunciou o plano para o retorno das atividades escolares presenciais nesta quarta-feira (24), durante a coletiva de imprensa sobre o combate ao coronavírus (Covid-19). A volta ás aulas presenciais será a partir do dia 8 de setembro, com 35% da capacidade de alunos em sala. O plano prevê um retorno de forma gradual, e deve ser realizado em três etapas, com rodízio de estudantes e uma combinação de aulas presenciais e ensino à distância.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, que participou da coletiva virtualmente, as orientações são válidas para todo o sistema educacional, desde a educação infantil até o ensino superior.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) já tinha declarado, na semana passada, que o retorno das atividades escolares só estaria previsto para a última etapa do chamado Plano São Paulo, desenvolvido para a flexibilização da quarentena e dividido em diferentes níveis.

As aulas estão suspensas desde o dia 23 de março, quando o governo antecipou o período de férias na tentativa de minimizar a propagação do coronavírus. Todo o conteúdo está sendo lecionado através de vídeo aula e em plataforma online, por meio dos aplicativos Centro de Mídias SP e dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.

As universidades devem permanecer em sistema de ensino remoto até dezembro e não devem retornar de forma presencial esse ano. Na semana passada o vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Unicamp e Unesp apresentaram seus planos de readequação das atividades acadêmicas, todos prevendo a continuidade do ensino à distância, nos cursos de graduação e pós-graduação, durante o segundo semestre do ano letivo de 2020.