HD Hyundai Mipo recebe aprovação da DNV para projeto de navio com duplo combustível de amônia

HD Hyundai Mipo recebe aprovação da DNV para projeto de navio com duplo combustível de amônia

A sociedade classificadora DNV concedeu ao construtor naval sul-coreano HD Hyundai Mipo uma aprovação em princípio (AiP) para o projeto de um novo navio porta-contêineres alimentador de duplo combustível de amônia.

O AiP é resultado de um esforço colaborativo entre HD Hyundai Mipo, WinGD, HD Hyundai Heavy Industries, Kangrim Heavy Industries e DNV.

O projeto do navio porta-contêineres alimentado por amônia apresenta um motor desenvolvido pela WinGD, uma empresa com sede na Suíça, e fabricado pela HD Hyundai Heavy Industries.

O sistema de abastecimento de combustível de amônia e a caldeira do navio foram projetados pela HD Hyundai Heavy Industries e Kangrim Heavy Industries, respectivamente.

Para aumentar a segurança, o projeto da embarcação prevê tecnologias de IA para aplicar navegação autônoma e soluções integradas de controle de segurança baseadas em vídeo.

A solução de controle de segurança integrada baseada em vídeo inclui um sistema de análise e previsão de situação em tempo real que funciona através do monitoramento CCTV de todas as áreas perigosas da embarcação.

O projeto do navio também possui tanque de combustível Tipo C para minimizar o risco de vazamento. A aprovação em princípio confirma que o projeto é viável e que não existem obstáculos significativos que impeçam a concretização do conceito.

“O combustível de amoníaco é importante como meio de atingir a meta líquida zero de emissões de carbono da IMO para 2050, mas a sua toxicidade torna a segurança uma prioridade máxima. A HD Hyundai Mipo entregou com sucesso vários navios de propulsão bicombustível, incluindo navios movidos a GNL, GLP e metanol”, disse Dongjin-Lee , chefe da divisão de design inicial da HD Hyundai Mipo.

A amônia continua a atrair a atenção como um potencial combustível para o transporte marítimo, à medida que a indústria avança para enfrentar a estratégia de redução de gases de efeito estufa da Organização Marítima Internacional (IMO). Se produzida de forma sustentável, a amônia é uma opção potencial de carbono zero, mas apresenta vários desafios, especialmente em termos de fornecimento e das considerações de segurança exigidas devido à sua toxicidade.

Fonte: Portos e Navios