Hidrofólio movido a hidrogênio, compacto e rápido, quer substituir mercado de aviões de carga
A empresa Boundary Layer Technologies, situada na Califórnia, ao invés de construir um navio, resolveu trabalhar no desenvolvimento de um hidrofólio movido a hidrogênio. O hidrofólio, que recebeu o nome de Argo, já irá chegar com a promessa de revolucionar o transporte de mercadorias via mar, com o intuito de substituir o transporte aéreo, pelo menos em rotas comerciais intra-asiáticas.
Segundo dados da empresa, o hidrofólio Argo possui uma capacidade de velocidade de cruzeiro que pode chegar a 40 nós (74 km/h), significando que o hidrofólio consegue ser até duas vezes mais rápido que um navio cargueiro convencional.
Só nessa questão, já pode ajudar muito na redução de custos de transporte, mesmo com o fato de que o tempo de transporte em uma aeronave de carga permanece sendo bastante demorado.
No entanto, isso só ocorre na viagem propriamente dita, porque a logística complementar do transporte é muito mais simplificada. O hidrofólio também tem um alcance de 1.500 milhas náuticas (2.780 km) e capacidade cargueira de até 200 toneladas.
Dimensões do hidrofólio a hidrogênio
O Argo possui cerca de 33,5 metros de comprimento, o que o torna muito pequeno se comparado ao maior navio de transporte de cargas do mundo, que é o OOCL Hong Kong, que possui cerca de 400 metros de comprimento e pode acomodar até 20.000 contêineres.
Segundo o CEO da Boundary Layer Technologies, Ed Kearney, o tamanho reduzido e a capacidade de carga podem reduzir o tempo de permanência de 3 dias para somente 2 horas, além de oferecer a capacidade de poderem atracar em qualquer lugar. Isso permite que o hidrofólio Argo consiga encarar portos que costumam ser muito congestionados, além de desencadear, ao mesmo tempo, um tipo de competição com os tempos de viagem de carga aérea.
Ficha Técnica do Argo e próximos passos da empresa
Como já foi mencionado anteriormente, o Argo possui 33,5 metros de comprimento, consegue alcançar uma velocidade de até 40 nós (74 km/h), tem um alcance de 1.500 milhas náuticas (2.780 km), capacidade para até 200 toneladas e é movido a hidrogênio.
Até agora, a Boundary Layer Technologies já conseguiu concluir o desenvolvimento de alguns componentes que são peça-chave para o funcionamento do hidrofólio. Porém, o objetivo é realizar testes em larga escala, mas só no final do ano de 2023, buscando viabilizar um novo serviço de transporte de cargas no continente asiático em meados de 2024. Porém, a empresa ainda segue procurando uma parceria.
De acordo com Per Karsten Stolle, consultor estratégico da startup, após ouvir relatos dos clientes sobre combinar uma solução de transporte de emissão zero e redução de despesas, este é um ponto de inflexão que poderá ajudar a atingir metas climáticas. Em uma previsão para o futuro, a Boundary Layer Technologies está viabilizando a construção de uma embarcação maior, voltada para uma missão de serviço transpacífico. Segundo a empresa, há uma carta de intenções de 180 milhões de dólares com o despachante digital Flexport.
Fonte: Click Petróleo e Gás