Ibama assina licença de instalação do Estaleiro do Nordeste (AL)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinou na última quinta-feira (4), a licença de instalação do Estaleiro do Nordeste (Enor), que será instalado em Coruripe (AL). A unidade será voltada para construção de embarcações mercantes, offshore, portuárias e militares. O projeto ocupará área total de 260,5 hectares, sendo 2.110.000 metros quadrados de área industrial e marítima.

O estaleiro terá dois molhes, um ao norte, com 1.673,55 metros de comprimento, e outro ao sul, com 594,94 metros. A bacia de evolução terá 316.725 m² e profundidade de -7 metros. O volume a ser dragado é da ordem de 1,8 milhão de m³.

A LI possui quatro anos de validade, contados a partir da data de assinatura. O Ibama atribuiu ao empreendimento grau de impacto de 0,46% e estipulou em R$ 6,8 milhões o valor de compensação ambiental referente ao projeto. Antes do início das obras, o empreendedor deverá apresentar a versão final do projeto básico de engenharia do estaleiro, com a revisão dos anexos e acréscimo dos desenhos técnicos.

Entre as condicionantes, o empreendedor deverá apresentar a identificação e proposta de equacionamento dos potenciais conflitos gerados pela operação e transferência de areia em diferentes épocas do ano, no âmbito do programa de gestão da linha de costa e de monitoramento praia.

Fonte: Portos e Navios