Ibama autoriza Petrobras a aumentar a produção na Bacia de Campos

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardi Júmior, assinou no último dia 17 a Licença de Operação Nº1230/2014 referente ao Desenvolvimento Integrado do Norte do Parque das Baleias. O FPSO P-58, plataforma que produz, armazena e transfere petróleo, (csigla em inglês) será a unidade responsável pela produção e escoamento deste empreendimento.

A explotação das reservas se dará por meio de 15 poços produtores, sendo sete poços nos reservatórios pós-sal e oito no reservatório pré-sal. Além destes, mais 9 poços injetores integram o projeto, com a finalidade de manter a pressão no reservatório em níveis que facilitem a produção.

O FPSO P-58 está ancorado em lâmina d’água de 1.400 metros e distante aproximadamente 85 km da costa do Espírito Santo. Sua planta de produção está dimensionada para processar e tratar 180 mil barris/dia de óleo e 6,0 milhões de m³/dia de gás. O escoamento do óleo armazenado se dará por meio de navios aliviadores, enquanto o gás seguirá pelo Gasoduto Sul-Norte Capixaba até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), localizada no Município de Linhares, onde  será tratado e disponibilizado para os consumidores finais.

Fonte: Ascom/Ibama