IFPB-Cabedelo forma primeira turma de Aquaviários da Paraíba

IFPB-Cabedelo forma primeira turma de Aquaviários da Paraíba

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo realizou, na última quinta-feira (15), no Teatro Santa Catarina, a solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Aquaviários (Praticante a Moço de Convés). O curso, do ensino profissional marítimo, acontece a partir de um termo de cooperação entre o IFPB e a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba. Ao todo, foram entregues certificados a 15 formandos da turma pioneira 2014.2.

As aulas foram realizadas pelo Campus Avançado Cabedelo-Centro, que é um dos núcleos da Unidade Federal na cidade. Além do certificado, os formandos receberam as carteiras de aprendizes e, nos próximos 06 meses, seguirão para a realização de estágio nas empresas que os encaminharam.

Quem representou a Prefeitura Municipal no evento foi o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca (Semapa), Walber Farias, que saudou as autoridades presentes e os formandos.

“É uma grande conquista para o município e, principalmente, para o trabalhador marítimo e a toda população que se inicia nessa área. É a primeira vez que se tem um curso gratuito oferecido através de uma instituição de credibilidade nesse campus avançado em Cabedelo. E ele vem propor, justamente, uma coisa que não existia: a capacitação na área de aquaviário. Um curso gratuito com uma grade curricular complexa que vai dar oportunidade aos jovens que querem embarcar, como é dito popularmente”, destacou.

Os agora Aquaviários terão a oportunidade de complementar o curso com a etapa prática e, assim, assinarem suas carteiras como Moços de Convés. A partir dessa experiência, estarão qualificados e as empresas é que decidirão sobre efetivações e/ou contratos.

“Nós, do IFPB, somos a única escola pública creditada pela Marinha para ministrar esse curso aqui na Paraíba. Estamos vivenciamos um marco na história de Cabedelo, por disponibilizar esses cursos à comunidade de forma gratuita. Esse termo de cooperação vai muito além da parceria IFPB e Marinha, visto que temos também a colaboração da Prefeitura de Cabedelo, não só no que se refere ao ensino profissional marítimo, mas nos cursos regulares e de extensão. Essa relação sempre foi muito boa, inclusive o prédio onde funciona o Campus Avançado é um prédio de cessão, assim como foi com a instalação do Campus Cabedelo”, afirmou a diretora do Campus Avançado, Keitiana de Souza.

Na ocasião, o representante da Marinha do Brasil, Comandante Valdinei Ciola, da Capitania dos Portos da Paraíba, demonstrou alegria e satisfação com a conclusão do curso.

“Nós todos fazemos parte disto e estamos orgulhosos por reconhecer a importância desse momento. Esta é também a primeira turma de praticantes a moço de convés do Brasil formada fora do âmbito militar. Espero, em seis meses, estar carimbando e assinando a carteira de todos como profissionais marítimos”.

Hélison Dornelas, aluno recém formado no Curso de Aquaviário, externou sua alegria e sua expectativa após receber o certificado de conclusão do curso.

“Foi um curso que abriu um leque de conhecimentos e que teve uma dedicação muito grande dos professores. Isso tudo vai me permitir buscar mais oportunidades na minha carreira profissional, visando a melhoria na qualidade de vida”, afirmou.

Cursos do IFPB Campus Cabedelo – No IFPB existem dois processos seletivos: o Processo Seletivo para Cursos Técnicos (PSCT), em que são ofertados os cursos regulares de Técnico em Transportes Aquaviários, Técnico em Recursos Pesqueiros e Técnico em Meio Ambiente, no Campus Cabedelo em Camboinha.

Recentemente, foi instituído o Processo Seletivo pra o Ensino Profissional Marítimo, em que são selecionados profissionais para cursos de habilitação e qualificação no Campus Avançado (CA) de Cabedelo-Centro. O CA já tem a proposta de trabalhar com cursos voltados para aquaviários e pescadores e, neste ano, terá início um curso de Guia de Turismo, focando o turismo aquático e o turismo de pesca. A intenção é o fortalecimento do núcleo como um campus temático onde serão trabalhadas as potencialidades de Cabedelo.

Fonte: PB Agora/Ascom