Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos já atinge 575 hectares na região de Petrópolis (RJ)
Brigadistas tentam controlar chamas desde segunda-feira. Alguns animais foram encontrados feridos e outros, mortos
O incêndio que atinge o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis, na Região Serrana, já consumiu, pelo menos, 575 hectares de vegetação, de acordo com a administração da unidade de conservação federal. A área é equivalente a 575 campos de futebol.
De acordo com os brigadistas, o fogo está concentrado no Morro do Mamute, uma área de difícil acesso. Segundo a administração do parque, existem pontos em que seria necessária uma caminhada de quatro horas para chegar aos focos de incêndio. Por terra, o combate é feito com o uso de abafadores. Os brigadistas também levam “sacos costais”, equipamentos com capacidade para transportar 20 litros de água.
– O problema é que existem lugares que não conseguimos chegar sem o auxílio de um helicóptero. Vamos distribuir a equipe com 50 brigadistas por terra, mas é difícil eleger prioridades. A situação está crítica e fora de controle dentro do parque – disse o secretário- executivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Luiz Felipe Pimentel.
Quatro helicópteros já chegaram a Petrópolis, na Região Serrana, para auxiliar no combate às chamas que atingem a cidade desde a semana passada, mas, de acordo com os bombeiros, as aeronaves ainda não conseguiram atuar na área do parque devido à falta de condições de voo e, por isso, foram levadas para Itaipava. Na região, 140 bombeiros atuavam no combate às chamas em localidades como a Fazenda Manga Larga e a Fazenda Boa Esperança nesta quarta-feira. Já no parque nacional, o trabalho é feito por homens do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do PrevFogo, brigada de incêndio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Foco
Os focos de incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos começaram na região do Bonfim, em Corrêas, bairro de Petrópolis. A unidade de conservação federal, que tem mais de 20 mil hectares protegidos, ainda abrange os municípios de Teresópolis, Magé e Guapimirim. São 3.683 espécies da fauna e flora, sendo 883 delas animais – 130 dos quais ameaçados de extinção. Alguns deles foram encontrados carbonizados pelas equipes de combatem o fogo. Nesta quarta-feira, veterinários foram levadas para a região do Mata Porcos, no Bonfim, para tentar resgatar animais feridos e fazer o levantamento sobre as espécies mortas. Em pouco mais de uma semana, os incêndios florestais já destruíram mais 2.400 hectares de vegetação em Petrópolis.
Preocupação dos Moradores
O incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos assusta moradores da Região Serrana. A grande quantidade de fumaça e a fuligem oriunda das queimadas já atinge casas em distritos no entorno da unidade de conservação, como na Vila de Secretário. O empresário George Court disse, nesta quarta-feira, que a qualidade do ar e a visibilidade estão muito ruins.
As áreas mais atingidas de Secretário são o Capim Roxo, Mata Nova e o Centro. A jornalista Judith Senra levou um susto quando voltou de viagem na noite de terça-feira. Pelo caminho, na estrada de terra, ela e o marido viram vários focos de incêndio. De noite, segundo ela, o cenário era assustador.
Fonte: O Globo