Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos já atinge 575 hectares na região de Petrópolis (RJ)

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos já atinge 575 hectares na região de Petrópolis (RJ)

Brigadistas tentam controlar chamas desde segunda-feira. Alguns animais foram encontrados feridos e outros, mortos

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis, na Região Serrana, já consumiu, pelo menos, 575 hectares de vegetação, de acordo com a administração da unidade de conservação federal. A área é equivalente a 575 campos de futebol.

De acordo com os brigadistas, o fogo está concentrado no Morro do Mamute, uma área de difícil acesso. Segundo a administração do parque, existem pontos em que seria necessária uma caminhada de quatro horas para chegar aos focos de incêndio. Por terra, o combate é feito com o uso de abafadores. Os brigadistas também levam “sacos costais”, equipamentos com capacidade para transportar 20 litros de água.

– O problema é que existem lugares que não conseguimos chegar sem o auxílio de um helicóptero. Vamos distribuir a equipe com 50 brigadistas por terra, mas é difícil eleger prioridades. A situação está crítica e fora de controle dentro do parque – disse o secretário- executivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Luiz Felipe Pimentel.

Quatro helicópteros já chegaram a Petrópolis, na Região Serrana, para auxiliar no combate às chamas que atingem a cidade desde a semana passada, mas, de acordo com os bombeiros, as aeronaves ainda não conseguiram atuar na área do parque devido à falta de condições de voo e, por isso, foram levadas para Itaipava. Na região, 140 bombeiros atuavam no combate às chamas em localidades como a Fazenda Manga Larga e a Fazenda Boa Esperança nesta quarta-feira. Já no parque nacional, o trabalho é feito por homens do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do PrevFogo, brigada de incêndio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Foco

Os focos de incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos começaram na região do Bonfim, em Corrêas, bairro de Petrópolis. A unidade de conservação federal, que tem mais de 20 mil hectares protegidos, ainda abrange os municípios de Teresópolis, Magé e Guapimirim. São 3.683 espécies da fauna e flora, sendo 883 delas animais – 130 dos quais ameaçados de extinção. Alguns deles foram encontrados carbonizados pelas equipes de combatem o fogo. Nesta quarta-feira, veterinários foram levadas para a região do Mata Porcos, no Bonfim, para tentar resgatar animais feridos e fazer o levantamento sobre as espécies mortas. Em pouco mais de uma semana, os incêndios florestais já destruíram mais 2.400 hectares de vegetação em Petrópolis.

Preocupação dos Moradores

O incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos assusta moradores da Região Serrana. A grande quantidade de fumaça e a fuligem oriunda das queimadas já atinge casas em distritos no entorno da unidade de conservação, como na Vila de Secretário. O empresário George Court disse, nesta quarta-feira, que a qualidade do ar e a visibilidade estão muito ruins.

As áreas mais atingidas de Secretário são o Capim Roxo, Mata Nova e o Centro. A jornalista Judith Senra levou um susto quando voltou de viagem na noite de terça-feira. Pelo caminho, na estrada de terra, ela e o marido viram vários focos de incêndio. De noite, segundo ela, o cenário era assustador.

Fonte: O Globo