Indício de petróleo em área do pré-sal de Santos

Indício de petróleo em área do pré-sal de Santos

A Petrobras comunicou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a descoberta de indícios de hidrocarbonetos de petróleo na perfuração de um poço na área de Florim, no pré-sal da Bacia de Santos (SP). O comunicado foi feito na sexta-feira passada (28).

O nome do poço perfurado é 3BRSA1215RJS, com uma lâmina d’água de 1.972 metros. O poço em questão, identificado com o código 3, é um poço exploratório de extensão, que visa delimitar a acumulação de petróleo em um reservatório.

A estatal havia comunicado a conclusão da perfuração e o teste de formação do poço descobridor de petróleo na área de Florim em maio de 2013.

Na ocasião, o poço pioneiro, chamado 1-BRSA-1116-RJS, comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade (29º API) em reservatórios carbonáticos situados abaixo da camada de sal, a partir de 5.342 metros. O poço foi concluído com 6.004 metros de profundidade, após atingir os objetivos previstos pelo contrato de cessão onerosa.

O contrato de cessão onerosa estabelece um volume de 467 milhões de barris de petróleo para a área de Florim e o final da fase exploratória previsto é setembro de 2014, quando poderá ser declarada a comercialidade da área.

Fonte: Valor Online