Investidores podem permanecer confiantes no desempenho do patrimônio do transporte de contêineres em 2022

Investidores podem permanecer confiantes no desempenho do patrimônio do transporte de contêineres em 2022

A Drewry Maritime Financial Research (DMFR) disse que continua otimista sobre os altos preços das ações e o aumento da lucratividade no setor de contêineres. Em sua edição de dezembro, o DMFR discute os fatores que sustentam sua conclusão de que os investidores em ações devem “permanecer” no setor e que os lucros anuais aumentarão novamente em 2022.

O forte desempenho do transporte marítimo de contêineres gerou retornos muito atraentes para os investidores em ações. Na verdade, o desempenho desde o início de 2020 tem sido astronômico.

Os comerciantes asiáticos tiveram o melhor desempenho; Yang Ming subiu 1.583% (em meados de dezembro de 2021), seguido por Evergreen Marine, que ganhou 987%, e Wan Hai, que ganhou 976%. HMM gerou um desempenho de 621%. Um crescimento mais modesto foi visto na Europa, onde as ações da Hapag-Lloyd subiram 192% e as ações da Maersk, 123%.

Parte desse desempenho notável pode ser atribuído ao fortalecimento dos balanços, já que dados de 12 companhias marítimas sugerem que a dívida acumulada caiu US $ 3,5 bilhões entre o final de dezembro de 2020 e o final de setembro de 2021, para US $ 73,2 mil. milhões. Além disso, boa parte das companhias marítimas encontra-se com caixa líquido, o que significa que o saldo de caixa supera a dívida total, algo incomum no setor.

Obviamente, a pandemia e a consequente crise na cadeia de abastecimento que desencadeou os lucros das companhias marítimas tem sido o principal impulsionador da bonança de preços. Esta situação foi reforçada quando as cotações das ações subiram em novembro na sequência da descoberta da variante Omicron, após terem estado em queda desde julho, altura em que existiam maiores esperanças de uma normalização mais rápida do mercado.

Para aumentar a confiança dos investidores, as grandes empresas de navegação também estão recomprando ações. Os executivos da Maersk aprovaram um programa adicional de recompra de ações de US $ 5 bilhões para os anos de 2024 e 2025, elevando o total de programas de recompra de ações em circulação para US $ 10 bilhões entre 2022 e 2025. A Cosco também anunciou em 6 de dezembro que o conselho de administração propôs uma ação mandato de recompra de até 10% de suas ações A e H em circulação, que está pendente de aprovação pelos acionistas.

É hora de sair dos estoques de transporte de contêineres?

Dado o forte desempenho das ações e a suposição de que os preços spot do frete marítimo atingiram o pico, alguns investidores podem ser tentados a sair do setor de transporte marítimo de contêineres. No entanto, Drewry três razões principais para permanecer otimista no setor:

 

  • A nova variante da Covid, Omicron, aumentou o risco de interrupção prolongada da cadeia de suprimentos, o que poderia aumentar as taxas spot por mais tempo e ajudar nas negociações de contratos;
  • O forte fluxo de caixa livre nos próximos dois anos deve elevar os preços das ações. A Maersk estimou que o grupo espera um FCF de cerca de US $ 14,5 bilhões até o final de 2021. Com base nisso, podemos supor com segurança que o setor reportará um fluxo de caixa livre superior a US $ 100 bilhões para todo o ano de 2021, após ter relatou 68.000 milhões de dólares em 9m21 (acumulado de 11 operadoras). Isso deve garantir uma maior valorização do preço das ações, uma vez que dinheiro é pago aos acionistas na forma de dividendos e novos investimentos são feitos;

 

  • O retorno sobre o capital investido ficará acima do custo médio ponderado de capital (WACC) por um período mais longo. Drewry vê o congestionamento atual como uma oportunidade para as companhias marítimas obterem melhores (e mais longos) termos contratuais dos remetentes, que desejam garantir que sua carga possa ser movimentada e evitar taxas de volatilidade elevadas. Isso levará a retornos sustentados e um maior retorno sobre o capital investido em comparação com o WACC.

Perspectivas

Dado o atual cenário de gargalo da cadeia de suprimentos e a ameaça crescente da variante Omicron, a Drewry melhorou novamente sua previsão anual para 2021 de sua projeção anterior de US $ 150 bilhões para US $ 190 bilhões, com uma margem de aproximadamente 43%. A justificativa para a previsão de lucros vem de uma mudança do volátil (e provavelmente recuando) mercado à vista para contratos de longo prazo que devem ser assinados em níveis significativamente mais altos nas próximas negociações.

Isso garantirá altos retornos para a indústria global de transporte marítimo de contêineres, que continuará a gerar receitas muito atraentes para os investidores em ações, tanto por meio do aumento dos preços das ações quanto por meio de dividendos generosos.

Fonte: Mundo Marítimo