Itajaí aumenta movimentação conteinerizada em 3%

Itajaí aumenta movimentação conteinerizada em 3%

O Complexo Portuário de Itajaí iniciou o segundo semestre, com o mês de julho de 2017 apresentando um registro oficial de 80 escalas, sendo totalizada a movimentação de 1.106.400 toneladas. Na movimentação total de cargas no período dos sete primeiros meses deste ano, houve um crescimento de 4% e no item de escalas um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na movimentação total do complexo no segmento de cargas contêinerizadas no mês de julho foi registrado 99.277 TEUs, com 992.433 toneladas, verificando-se um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de julho de 2016.

Héder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, destaca a importância do primeiro mês deste segundo semestre nas movimentações, “Eu considero o mês de julho um excelente mês nas movimentações do complexo, pois tivemos a retomada das operações em função dos problemas que sofremos no final de maio e inicio de junho quando tivemos escalas que foram canceladas devido as más condições climáticas e que resultaram no fechamento do canal de acesso ao complexo por três vezes. Neste mês já registramos recuperação e um dos destaques são os números que o terminal PORTONAVE alcançou fazendo sua segunda melhor movimentação do ano no complexo. Na margem direita, o terminal APM manteve sua movimentação de acordo com base nos meses anteriores. A tendência para este segundo semestre é de manter esse nível de crescimento que nos permite fazer uma projeção de movimentação de cargas contêinerizadas de 3 a 5% até o final do ano”, lembra Héder.

Na movimentação de cargas, em julho, o registro foi de 134.619 toneladas com 13 navios atracados elevando a movimentação acumulada do ano para 1.179.606 toneladas com 107 navios que atracaram e resultaram em um crescimento de 4% em relação a julho de 2016.

A movimentação de cargas contêinerizadas registrada nos recintos APMT e Cais Comercial durante o mês de julho foi de 12.560 TEU’s, com 125.654 toneladas, verificando-se um crescimento de 2% em relação à movimentação acumulada no mesmo período do ano anterior.

No Terminal Portonave, 60 escalas foram registradas no mês de julho e sua movimentação total de cargas foi de 932.750 toneladas com 87.547 TEU´s movimentados, representando 87% da movimentação total de cargas contêinerizadas registradas no Complexo Portuário do Itajaí e atingiu o recorde nos portos do Sul do Brasil.

Os demais terminais privativos registraram as seguintes movimentações de navios e cargas no mês de julho: Braskarne (2 escalas) com 12.211 toneladas e crescimento de 21% – TEPORTI (3 escalas) com 22.422 toneladas e crescimento 131%  – POLY TERMINAIS (2 escalas) com 4.398 toneladas e aumento de 100% , todos tendo como base na movimentação de cargas em relação ao mesmo período de julho do ano passado.

Abertura do canal da barra do Porto de Itajaí

O canal da barra que dá acesso ao complexo portuário de Itajaí permaneceu fechado desde sábado, 12, por motivos de mar agitado com ressaca e foi liberado para a realização segura de manobras somente na manhã de terça-feira, 15, com autorização da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha). Diferente do final do mês de maio e inicio de junho, quando mais de 30 navios cancelaram escalas no complexo, para este mês de agosto a previsão de movimentação poderá registrar ainda bons números para o complexo, “Essa situação é um pouco diferente em relação ao cancelamento de navios que tivemos em maio e junho. Desta vez, tecnicamente nós não tivemos cancelamento de escalas, ou seja, nós tivemos um fechamento do canal da barra, que também foi verificado em todos os portos do Sul do país. Essa movimentação acaba sendo realizada apenas com atraso e por isso acredito que não haverá reflexo negativo quanto ao recolhimento de receitas no fechamento da movimentação do mês de agosto que está em curso”, reforça Héder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí.

Fonte: Ascom Porto de Itajaí