Libra Terminais Santos bate novo recorde sul-americano de produtividade

Libra Terminais Santos bate novo recorde sul-americano de produtividade

A Libra Terminais Santos obteve mais um recorde sul-americano de movimentação, atingindo 184,3 movimentos por hora (mph) com o navio Maersk Lebu. Essa é a sexta marca da empresa apenas neste ano. O recorde anterior havia sido de 176 mph, no mesmo Porto de Santos, em 25 de fevereiro.

O resultado deixa a empresa muito próxima do recorde latino-americano de 194 mph, feito no porto de Balboa, no Panamá. A operação foi realizada no Terminal 35 e movimentou 1.296 contêineres.

Para Roberto Teller, diretor geral da Libra Terminais Santos, o recorde é resultado de um aperfeiçoamento contínuo. “Hoje, estamos na faixa dos 184 mph em navios de desembarque e 90 mph de embarque. Queremos chegar acima dos 200 para desembarque e 100 para embarque em curto espaço de tempo”, destaca o executivo.

Aumento da concorrência

Na avaliação de Marcos Medeiros, diretor operacional da companhia, o Grupo Libra não ficou estagnado diante do aumento da concorrência no Porto de Santos. Só na semana passada, por exemplo, o terminal atingiu a média de 93,7 mph.

“A empresa se preparou nesses últimos três anos para essa mudança de cenário. Antes, a oferta de espaço no Porto de Santos era menor ou igual à demanda máxima de contêineres que ele podia absorver. A partir dos novos concorrentes, o porto praticamente dobrou a oferta de espaço e se a oferta é maior do que a demanda, é necessário ser melhor estruturado, mais enxuto, mais eficiente, ser diferenciado”, reconhece.

Fonte: Portos e Navios