Maersk recebe o primeiro porta-contêineres movido a metanol do mundo
A Maersk recebeu nesta segunda-feira (10 o primeiro porta-contêineres movido a metanol do mundo. Com motor bicombustível, o navio foi construído pelo estaleiro Hyundai Mipo, na Coreia do Sul.
A entrega ocorre apenas dois anos após a encomenda. A atual carteira global de construção de navios a metanol já ultrapassa mais de 100 navios, de acordo com dados da DNV.
A maior dos detalhes do navio, incluindo o anúncio oficial de seu nome, permanece em segredo até uma celebração marcada para Copenhague em 14 de setembro, como parte de uma semana de festividades programada pela companhia de navegação. Antes disso, o navio fará uma viagem de aproximadamente 11.000 milhas náuticas da Coreia do Sul para a Europa. A Maersk e a fornecedora de combustível OCI Global anunciaram que garantiram um suprimento suficiente de metanol verde para abastecer a primeira viagem.
Oficialmente conhecido como Newbuilding Project Solstice e HMD Hull #4168, o pedido foi feito no final de junho de 2021. A Maersk informou que a embarcação é um navio alimentador para operar em suas rotas no Báltico. Tem 171,9 metros de comprimento com uma boca de 32 metros e uma capacidade nominal de 2.100 TEUs, incluindo 400 plugues frigoríficos.
Embora o nome não tenha sido anunciado, o sinal AIS da embarcação agora é “Laura Maersk”. A embarcação está registrada na Dinamarca.
Fonte: Portos e Navios