Maior navio da América Latina retorna ao RS com 115 toneladas de doações

Maior navio da América Latina retorna ao RS com 115 toneladas de doações

Com 115 toneladas de doações a bordo, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior da Marinha do Brasil (MB) e da América Latina, desatracou do Rio de Janeiro (RJ), em direção à cidade de Rio Grande (RS), nesta segunda-feira (24). Além de mais uma remessa de alimentos, a embarcação também leva gêneros secos, frigorificados, 53 toneladas de água mineral e muita esperança para a população que ainda sofre com as consequências das enchentes no Sul do País.

Para auxiliar no descarregamento dos 245 pallets com donativos, quatro empilhadeiras também farão a viagem de apoio humanitário. Essa é a segunda vez que o A140, como é conhecido o navio, desatraca da capital fluminense para reforçar as ações realizadas nas localidades afetadas.

Depois de uma semana de trabalho para o abastecimento do navio com a carga de doações, a previsão é de que o NAM “Atlântico”, com mais de 600 militares embarcados, chegue em Rio Grande ainda nesta quinta-feira (27). A distribuição, estabelecida pela Defesa Civil, será direcionada às comunidades com necessidades prioritárias.

De acordo com o Comandante do navio, o Capitão de Mar e Guerra Eugenio Campos Huguenin, o objetivo é único: “Seguimos comprometidos com o auxílio humanitário e a Marinha não vai deixar de amparar o povo gaúcho. Estamos retornando para ampliar as ações que já estão sendo conduzidas pela Força, no Rio Grande do Sul, desde o dia 30 de abril”.

O mar traz boas notícias

No dia 8 de maio, o NAM “Atlântico” partiu do Rio de Janeiro pela primeira vez, acompanhado da Fragata “Defensora”. Juntas, as embarcações realizaram uma força-tarefa que levou 1.350 militares; 154 toneladas de donativos; duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora; e 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil.

Ainda em maio, a Marinha do Brasil uniu esforços com a Marinha dos Estados Unidos (EUA) para a transferência de 15 toneladas de doações entre o Porta-Aviões Nuclear “George Washington” e o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, na costa do Rio Grande do Sul. Após o recebimento, o navio brasileiro atracou em Rio Grande, desembarcando todo o material para a distribuição.

Operação “Taquari 2”

Militares da Marinha atuam no apoio às cidades gaúchas atingidas pelas chuvas desde o dia 30 de abril. Hoje, após quase dois meses, os números da Força Naval chegam a mais de 3 mil militares empregados; 11 helicópteros; 80 embarcações; 231 viaturas; cerca de 500 toneladas de donativos; e 180 mil litros de água potável transportados.

Fonte: Agência Marinha de Notícias