Mais de 300 empresas assinam a ‘Declaração de Netuno’ para facilitar a mudança de tripulação
Mais de 300 empresas líderes disseram nesta terça-feira (26) que trabalhariam juntas para ajudar centenas de milhares de marinheiros mercantes presos em navios por muitos meses devido à Covid-19. Cerca de 90% do comércio mundial é transportado por mar, e as restrições do coronavírus em muitas jurisdições estão afetando as cadeias de abastecimento.
Em dezembro, a Assembleia Geral da ONU instou todos os países a designar marítimos como trabalhadores-chave. No entanto, as tripulações dos navios ainda estão lutando para trocar de lugar com colegas em terra.
Autoridades da indústria marítima dizem que muitos marinheiros estão no limite e muitos estão no mar por mais de 11 meses.
As empresas, que incluem grupos de transporte como AP Moller Maersk, as mineradoras Anglo American e Rio Tinto, as principais petrolíferas BP e Royal Dutch Shell, bem como as empresas comerciais Cargill, Trafigura e Vitol, irão aumentar o compartilhamento de informações como signatários da “Declaração de Netuno”.
Os signatários também aumentarão a colaboração entre os operadores de transporte marítimo e os fretadores para acelerar as mudanças de tripulação.
Fonte: Portos e Navios