Marinha divulga balanço da Operação “Navegue Seguro” em estados do Norte e Nordeste

Marinha divulga balanço da Operação “Navegue Seguro” em estados do Norte e Nordeste

A Marinha do Brasil encerrou, no dia 31 de julho, a Operação “Navegue Seguro” e a Campanha “Travessia Segura” nas regiões litorâneas e nos rios do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. A estratégia foi intensificar as inspeções navais, no período de férias escolares (1º a 31 de julho), em áreas de maior fluxo de embarcações de esporte e recreio e de transporte de passageiros.

A Operação “Navegue Seguro” concentrou esforços na fiscalização das embarcações, verificando as condições de segurança, a regularidade documental e o cumprimento das normas de navegação. Já a Campanha “Travessia Segura” focou na segurança das travessias fluviais, especialmente em áreas de grande movimentação de passageiros.

Durante o mês de julho, nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, que integram a área sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, foram fiscalizadas 4.276 embarcações. As infrações mais observadas foram: condutores e tripulantes não habilitados; falta de documentos; e embarcação sem luzes de navegação. Os inspetores emitiram 206 notificações e 46 embarcações foram apreendidas.

Amapá

A Capitania dos Portos do Amapá e a Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque concentraram ações em Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Calçoene, Afuá e no rio Oiapoque, na região de fronteira com a Guiana Francesa. Foram inspecionadas 1.413 embarcações: 60 foram notificadas e oito foram apreendidas.

Pará

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental manteve inspetores nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Bagre, Igarapé-Miri, Marabá, Tucuruí, Salinópolis, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Belém (no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário de Belém, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel).

No oeste do estado, a Capitania Fluvial de Santarém intensificou as fiscalizações na orla da cidade e no distrito de Alter do Chão.
No Pará, foram realizadas 1.452 abordagens, com foco em lanchas, iates e motos aquáticas. Houve 90 notificações e 37 apreensões.

Piauí

A Capitania dos Portos do Piauí intensificou as ações no Porto dos Tatus, em Ilha Grande, e na Lagoa do Portinho, em Parnaíba. Foram inspecionadas 165 embarcações, sendo 23 notificadas e uma apreendida.

Serviço

A Marinha do Brasil incentiva e considera importante a participação da sociedade. Denúncias de irregularidades em embarcações de transporte de cargas e de passageiros podem ser recebidas pelos seguintes canais:

Capitania dos Portos Amazônia Oriental: (91) 3218-3954 e (91) 99114-9148
Capitania Fluvial de Santarém: (93) 3522-2870
Capitania dos Portos do Amapá: (96) 3281-5480 e (96) 99112-1538
Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque: (96) 3521-1321
Capitania dos Portos do Piauí: 0800 095 2844
Capitania dos Portos do Maranhão: (98) 2107-0121
Agência Fluvial de Imperatriz: (99) 3525-3391

Emergências marítimas ou fluviais

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores.

A estrutura para operações de resgate e salvamento conta com navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações privadas e de órgãos públicos.

O telefone 185 é destinado exclusivamente para receber pedidos de socorro. O canal 16 (frequência 156.8MHz) das estações de rádio VHF (a bordo ou em terra) é exclusivo para chamada e escuta de pedidos de socorro.

Fonte: Agência Marinha de Notícias