Marinha do Brasil abre 750 vagas para aprendizes-marinheiros

Marinha do Brasil abre 750 vagas para aprendizes-marinheiros

Inscrições vão de 24 de maio a 13 de junho, e candidatos devem ter entre 18 e 21 anos. Escolas estão localizadas no CE, PE, ES e SC.

A Marinha divulgou edital de processo seletivo para 750 vagas de aprendizes-marinheiros. Podem se inscrever candidatos brasileiros do sexo masculino, solteiros ou que não tenham união estável. É necessário ter 18 anos completos e menos de 22 anos em 1º de janeiro de 2022; ter concluído o ensino médio e altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 24 de maio e 13 de junho pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 40. Na inscrição, o candidato deverá indicar a ordem de preferência de área profissional: eletroeletrônica, apoio ou mecânica.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de documentos.

As provas e eventos complementares serão realizados nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia e Macaé (RJ), Vila Velha (ES), Belo Horizonte e São José da Barra (MG), Salvador e Ilhéus (BA), Aracaju (SE), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Belém (PA), Santana (AP), Parnaíba (PI), Santarém (PA), São Luís (MA), Rio Grande, Uruguaiana e Porto Alegre (RS), Paranaguá e Foz de Iguaçu (PR), Florianópolis e São Francisco do Sul (SC).

A lista de cidades segue com: Ladário (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Palmas (TO), São Paulo, Santos e Barra Bonita (SP), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

A prova objetiva será realizada na segunda quinzena de julho de 2021, ainda sem maiores detalhes. O início do Curso de Formação não tem data definida.

O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, e tem duração de um ano letivo, realizado em 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval.

Durante o curso, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receberá remuneração de R$ 1.303,90.

As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).

A primeira fase do curso de formação é a formação militar-naval, como aprendiz-marinheiro, e a segunda, já como grumete, destinada à especialização técnica, nas áreas de eletroeletrônica, apoio e mecânica. Ao concluir o curso com aproveitamento, o grumete assumirá compromisso de tempo de serviço por um período de 2 anos, contados a partir do dia imediato ao do término do curso de formação.

Quando se formar, será promovido a marinheiro e passará a atender as necessidades de distribuição de pessoal da Marinha do Brasil, podendo ser designado para servir a bordo de navio ou organização militar, onde cumprirá o estágio inicial para avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de graduação. Apenas os marinheiros aprovados no estágio inicial, considerados plenamente aptos à carreira naval, poderão permanecer no Serviço Ativo da Marinha.

Fonte: G1