Marinha do Brasil lança ao mar submarino Humaitá

Marinha do Brasil lança ao mar submarino Humaitá

Nesta sexta-feira (11), a Marinha do Brasil celebrou, simultaneamente, a integração do Submarino “Tonelero” e o lançamento ao mar do Submarino “Humaitá” no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A imagem desta matéria, divulgada pela Marinha no facebook, mostra a embarcação na plataforma do elevador de navios do complexo. O Humaitá é o segundo do PROSUB, que foi batizado durante a cerimônia. A Marinha do Brasil informou que, o Submarino nuclear USS Vermont, também esteve atracado para a celebração na Base de Submarinos da Ilha da Madeira. 

O PROSUB tem como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Lançado em 2008, o programa contempla, além dos submarinos, a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí – RJ.

De acordo com o cronograma do Programa, o lançamento ao mar do “Tonelero” será no terceiro trimestre de 2021 e do “Angostura” em dezembro de 2022. O “Álvaro Alberto”, primeiro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR), tem seu lançamento ao mar previsto para 2029. O SN-BR, assim como a incorporação dos quatro submarinos classe “Riachuelo”, elevarão substancialmente a capacidade de resposta eficiente do Poder Naval frente ao enorme desafio de controle e proteção da “Amazônia Azul”.

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo canal da Marinha no YouTube: https://youtu.be/g7bL2JzBmF8

Veja também: PROSUB 2020, o marco da história do Brasil