Marinha do Brasil realiza Operação Anfíbia no litoral da Bahia
A Marinha do Brasil (MB) realizou, no dia 18 de junho, uma Operação Anfíbia, na modalidade Incursão Anfíbia, na praia de Guaibim, no município de Valença (BA). O exercício se consistiu na projeção de poder, de caráter naval, do mar para terra com o propósito de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), contribuindo para a manutenção da capacidade expedicionária e pronto emprego dos militares da MB.
Passados muitos anos, esse exercício marcou o retorno de Operações Anfíbias no litoral da Bahia, onde um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) desembarcou. O adestramento contou com mais de 400 militares da Marinha do Brasil e meios operativos como o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e três Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).
Além dos militares que compõem a tripulação do NDCC “Almirante Saboia”, participaram da Operação um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais composto por 122 Fuzileiros Navais oriundos do Rio de Janeiro (RJ), os quais participaram da Operação “Ágata Norte”, em Belém (PA), e 70 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador. O GptOpFuzNav realizou a Sequência das Ações de Comando e Estado-Maior – Abreviada (SACEM-A), metodologia característica do Processo de Planejamento Militar (PPM) quando já embarcados em um navio.
Fonte: Defesa em Foco