Marinha inaugura o primeiro posto de vacinação no Rio de Janeiro
Forças Armadas apoiam o Plano Nacional de Imunização em combate à pandemia da Covid-19
A Marinha do Brasil, com a coordenação do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que inaugurou na última sexta-feira (23), seu primeiro posto de vacinação contra a Covid-19. O posto está localizado no Espaço Cultural da Marinha (ECM), na região da Praça XV, centro do Rio de Janeiro (RJ), com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 17h.
De acordo com as informações divulgadas pela Marinha, para receber a vacina a população deverá acompanhar o calendário oficial de vacinação estabelecido pela Prefeitura Municipal do Rio.
“A abertura do posto de vacinação reforça o vínculo com as ações do Ministério da Saúde no combate à pandemia do novo coronavírus e conta com o emprego de 80 militares da Marinha, sendo que 63 deles atuam diretamente no ECM, além de duas viaturas administrativas”, disse a Marinha, em site.
Para a estrutura de Saúde, foram disponibilizados 18 militares técnicos de enfermagem, além de duas responsáveis técnicas, todos capacitados pelo executivo municipal no aspecto teórico, por meio de webconferência, e prático, por meio de treinamento na composição drive-thru de vacinação, localizada no Sambódromo.
Segundo a Marinha, caso o cidadão vacinado com a primeira dose venha perder o cartão de vacinação, ele poderá tomar a segunda dose em qualquer outro posto, devido à possibilidade de identificação do registro online feito através do SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização).
Forças Armadas
As Forças Armadas também auxiliam o sistema de saúde pública na distribuição de vacinas e no emprego de militares técnicos em enfermagem, na aplicação de imunizantes nas seguintes cidades: Belém (PA); Macapá (AP); Tabatinga (AM); Gujará-Mirim (RO); Cuiabá e Cáceres (MT), Campo Grande (MS), Teresina (PI); Mossoró (RN); Lorena (SP); Porto Alegre, Rio Grande, Uruguaiana, Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí e Caxias do Sul (RS); Curitiba, Lapa, Cascavel e Apucarana (PR) e Florianópolis e Joinville (SC).
*Com informações da MB
Foto: divulgação