Marinha realiza Ação Cívico-Social com Pescadores Artesanais em Niterói (RJ)

Marinha realiza Ação Cívico-Social com Pescadores Artesanais em Niterói (RJ)

Em 11 de junho, data que marca a comemoração da vitória na Batalha Naval do Riachuelo durante a Guerra da Tríplice Aliança, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) coordenou a Ação Cívico-Social (ACiSo), em conjunto com órgãos públicos e privados, com o objetivo de conscientizar a comunidade de pescadores artesanais sobre a regularização das embarcações pesqueiras, a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar.

A ação foi realizada no Posto Golfinho, situado nas proximidades da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em Niterói (RJ), e contou com a presença de 50 pescadores artesanais pré-selecionados.

A ACiSo incluiu a distribuição de cestas básicas, coletes salva-vidas, cartilhas sobre boas práticas no mar, lanternas noturnas para pesca, isopores térmicos, dentre outros itens importantes no que diz respeito à instrução e orientação dos pescadores, para que seja possível promover uma maior segurança da navegação.

Durante o evento, foram ministradas palestras com o intuito de tirar as dúvidas dos pescadores acerca de temas como documentações necessárias para as embarcações de pesca, boas práticas no mar e pesca consciente, além de ter sido realizado mutirão para a regularização das embarcações dos presentes.

Ressalta-se que a CPRJ, por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências, realiza rotineiramente a atividade de Inspeção Naval (IN), fiscalizando, entre outros itens, o material de salvatagem das embarcações. Nas abordagens realizadas, na área do Rio de Janeiro, tem sido verificado que vários condutores não estão portando coletes a bordo, bem como outras irregularidades que colocam suas vidas e de seus tripulantes em risco, reforçando a importância das IN e as ACiSo durante todo ano.

Fonte: Marinha do Brasil