Marinha reforça apoio humanitário no Rio Grande do Sul

Marinha reforça apoio humanitário no Rio Grande do Sul

A comunidade conhecida como Colônia de Pescadores Z3, localizada em Pelotas (RS), conta com mais um reforço humanitário. Atingida pelos alagamentos desde o início das enchentes no Sul do País, a pequena região receberá, até o final desta semana, 1,26 tonelada de donativos. A ação é resultado da logística conjunta entre o Navio-Patrulha (NPa) “Babitonga”, um bote da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e uma embarcação pesqueira.

Esta nova missão mobiliza 40 militares, incluindo dois mergulhadores e um médico, e consiste no transporte das doações de Rio Grande (RS) para Pelotas (RS) e na transferência da carga para o bote e o barco pesqueiro. Estes, por sua vez, fazem o material chegar às famílias que continuam sem acesso aos itens essenciais.

Já fundeado nas proximidades da Colônia de Pescadores Z3, o NPa “Babitonga” está coordenando o transbordo e distribuição de 5 mil litros de água potável, 460 quilos de material de limpeza e higiene, 710 quilos de alimento, além de 90 quilos de ração para animais.

O Comandante do navio, Capitão de Corveta Davi Pita Vieira, afirma que sua tripulação está preparada para o emprego imediato, assim que acionada. “O ‘Babitonga’ está sempre pronto para colaborar e reforçar o engajamento de ações da Operação ‘Taquari 2’”.

Retorno à missão
No dia 8 de maio, o NPa“Babitonga” fundeou no porto de Porto Alegre (RS) com 12 mil litros de combustível, 5 mil litros de água e uma tonelada de suprimentos. Dois dias depois, a embarcação participou de uma força-tarefa inédita, em conjunto com o Exército Brasileiro, para transferir essa carga de combustível para uma espécie de balsa militar.

Fonte: Agência Marinha de Notícias