Marinhas do Brasil e da Namíbia realizam exercícios na costa africana

Marinhas do Brasil e da Namíbia realizam exercícios na costa africana

A Fragata “Defensora”, da Marinha do Brasil (MB), realizou exercícios operativos com o NS (Namibian Ship) “Elephant”, da Marinha da Namíbia, entre os dias 21 e 23 de outubro, em águas jurisdicionais namibianas, na costa ocidental do continente africano.

As operações entre a MB e a Marinha da Namíbia ocorreram após a participação da Fragata “Defensora” no exercício internacional IBSAMAR VIII que envolveu, também, as Marinhas da África do Sul e da Índia.

No trecho final da travessia entre o porto sul-africano de Simon’s Town e o porto namibiano de Walvis Bay, a “Defensora” encontrou o NS “Elephant” em um ponto pré-determinado e realizou  exercícios de manobras táticas, que incluíram o Leap Frog, quando os navios se aproximam e navegam paralelamente com o mesmo rumo e velocidade, a fim de que estejam em condições de estabelecer uma ligação por cabos para a transferência de insumos e pessoal entre as duas embarcações no mar.

Com o tradicional cumprimento no mar, os navios encerraram as manobras e se dirigiram para o porto de Walvis Bay, onde atracaram na manhã desta terça-feira (22). Na entrada do porto, a Fragata “Defensora” realizou o cerimonial de saudação à terra, com uma salva de 21 tiros de canhão, que foram respondidos por canhões posicionados na Base Naval Capt P. N. Sacharia da Marinha da Namíbia. Essa tradição naval secular remonta ao costume dos antigos navios de guerra a vela que disparavam seus canhões quando se aproximavam de navios ou portos amigos para demonstrar suas intenções pacíficas.

Ainda nesta terça-feira (22) a Fragata “Defensora” conduziu um exercício com simulação de abordagem a navios suspeitos. O Grupo de Visita e Inspeção (GVI) do NS “Elephant” abordou a  “Defensora” que simulava ser um navio de interesse, sendo observados por Integrantes do GVI da Fragata e do Destacamento de Mergulhadores de Combate embarcado no navio brasileiro.

Tripulantes do NS “Elephant”, navio que possui a capacidade de operar com aeronaves por dispor de um convés de voo, também estiveram a bordo da Fragata “Defensora”, que viaja com um helicóptero AH-11B “Super Lynx” embarcado. Os militares namibianos participaram de adestramento de postos de voo, verificando de perto os procedimentos preconizados para a realização segura e eficaz de pousos e decolagens a bordo de navios da Marinha do Brasil.

Para o Comandante da Fragata “Defensora”, Capitão de Fragata Gustavo Almeida Matos de Carvalho, operar com a Marinha da Namíbia é uma oportunidade relevante para o Brasil. “A realização de exercícios operativos com a Marinha da Namíbia é sempre oportuna, uma vez que nos permite aprimorar nossa interoperabilidade e reforçar nossas capacidades de trabalharmos em conjunto para promover a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, tornando nossas águas mais seguras e prósperas”, destacou o Comandante Almeida Matos.

Fonte: Agência Marinha de Notícias