Militares auxiliam no descarte de rede de pesca apreendida em Santa Vitória do Palmar (RS)

Militares auxiliam no descarte de rede de pesca apreendida em Santa Vitória do Palmar (RS)

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou a Operação “Ágata” (3° Trimestre de 2021), no período de 27 de setembro a 1° de outubro, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Durante a Operação, foram conduzidas atividades de inspeção naval, patrulhamento e patrulha naval, totalizando 252 abordagens e emissão de 24 notificações de infrações. As ações resultaram na apreensão de 10 embarcações, de aproximadamente 370 garrafas de bebidas alcoólicas, com valor estimado de 85 mil reais, de cerca de 500 metros de rede de pesca de malha proibida e de boias não registradas em órgão ambiental. Além disso, em coordenação com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, três pessoas foram presas por prática de crime contra o meio ambiente, flagradas realizando pesca ilegal dentro de Área de Proteção Permanente.

Ao longo dos cinco dias, o Com5ºDN empregou 193 militares, o Navio de Apoio Oceânico “Mearim”, uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul, embarcações e viaturas das organizações militares da sua área de jurisdição. A operação teve a participação de agentes de órgãos de segurança pública e agências civis governamentais nos dois Estados, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Comando Ambiental da Brigada Militar, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e Ibama.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha