Ministério da Saúde atualiza a situação do coronavirus no Brasil

Ministério da Saúde atualiza a situação do coronavirus no Brasil

Com os novos números, o país tem agora 107.780 casos da covid-19 e 7.321 mortes

O Ministério da Saúde registrou 107.780 casos do coronavírus no Brasil até ontem (4), às 20h. Ao todo, são 7.321 mortes confirmadas até o momento. A taxa de letalidade por coronavírus, atualmente, é de 6,8%. Os dados desta terça-feira (5) devem ser divulgados ao final do dia. As informações foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Todos os estados brasileiros registram casos e mortes por coronavírus. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 32.187 casos e 2.654 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 11.721 casos e 1065 óbitos. Outros estados que tiveram atualizações em seus números foram o Ceará, com 11.040 casos confirmados, o Espírito Santo, com 3.226 e a Bahia, com 3.734. O Amazonas já contabilizou mais de 580 mortes.

Mudanças

O Ministério da Saúde informou que, a partir de hoje, a forma de divulgação da atualização de dados ocorrerá sempre em duas etapas: a primeira às 15 horas, com dados preliminares por unidades da federação e estimativa de recuperados. Às 19h ocorre o lançamento do boletim com dados finais de casos, óbitos e estimativa de curados.

Visita aos hospitais de Manaus

Nesta segunda-feira (4), o ministro da Saúde, Nelson Teich visitou hospitais na capital Manaus (AM) e se reuniu com autoridades locais para acompanhar de perto as ações desenvolvidas no enfrentamento à COVID-19. Desde o início da pandemia no Brasil, o Ministério da Saúde destinou R$ 68,8 milhões ao estado para o fortalecimento da rede hospitalar e de vigilância, além do envio de 1,5 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de 90 respiradores.

Grupo de risco

Pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham doenças pré-existentes, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.

Fonte: Ministério da Saúde