Ministra do STF determina instalação de CPI exclusiva da Petrobras

Ministra do STF determina instalação de CPI exclusiva da Petrobras

Decisão de Rosa Weber contempla a vontade da oposição e contraria o governo, que queria investigações mais amplas

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber aceitou o pedido da oposição e decidiu, nesta quarta-feira (23), que o Senado deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva sobre a Petrobras.

A ministra concedeu liminar determinando a criação da CPI como solicitada pelos oposicionistas. Rosa Weber negou o pedido da base governista de instalar uma CPI ampla, que incluiria a investigação de outros temas como o cartel do metrô de São Paulo e atividades do Porto de Suape, em Pernambuco.

A oposição recorreu ao STF contra a intenção dos governistas de fazer a CPI mais ampla alegando que o direito da minoria de investigar atos do governo estava sendo desrespeitado.

A oposição também reclamou que a maioria estava manobrando para tirar o foco da compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras, fato que resultou em prejuízo bilionário para a estatal.

Como a decisão foi da ministra Rosa Weber, a direção do Senado pode apresentar recurso pedindo análise pelo plenário do STF.

Fonte: Valor – Maíra Magro / Foto: Agência Brasil – Ministra Rosa Weber