Missão brasileira transporta 6 toneladas de materiais ao Líbano

Missão brasileira transporta 6 toneladas de materiais ao Líbano

Explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 6 mil feridos

O Ministério da Defesa informou que nesta quarta-feira (12), as aeronaves KC-390 Millennium e Embraer 190 (VC-2), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolaram de Guarulhos (SP), com destino a Beirute, no Líbano, para missão especial humanitária no país – em resposta às graves explosões que atingiram o porto da capital libanesa. O retorno da comitiva brasileira está previsto para o próximo sábado (15).

Em comunicado, o ministério ressaltou que o trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.

Transporte

A  FAB destacou que o KC-390, que realiza pela primeira vez missão de assistência humanitária internacional, foi carregado com 6 toneladas de materiais, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil. Já a aeronave Embraer 190 (VC-2) transportará a comitiva da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro. A comitiva ainda é integrada por Senadores, autoridades federais e representantes da comunidade libanesa no Brasil, e também especialistas em assistência humanitária.

O governo brasileiro também apoia o Líbano através do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que colaboram na elaboração de mapas com imagens satélites de Beirute, para atividades de mapeamento emergencial pós-desastres.

*Com informações do Ministério da Defesa / Foto: CivilDefenseLB