MOL garante aprovação de classe para primeiro projeto de transportador de GNL assistido por vento

MOL garante aprovação de classe para primeiro projeto de transportador de GNL assistido por vento

A Mitsui OSK Lines, Ltd. (MOL) obteve aprovação em princípio (AiP) da sociedade de classificação ClassNK para projeto de um transportador de GNL equipado com um Sistema de Propulsão Assistida pelo Vento. O projeto, desenvolvido em colaboração com estaleiro sul-coreano Hanwha Ocean, marca a primeira aprovação do mundo para tal sistema em um navio transportador de GNL.

O design, com duas velas Wind Challenger medindo 49 metros de altura por 15 metros de largura, ostenta uma capacidade de tanque de carga de 174 mil metros cúbicos (CBM) e foi projetado para acessar terminais de GNL globalmente. O trabalho de design detalhado está atualmente em andamento.

Uma avaliação de risco abrangente realizada pela MOL, a Hanwha Ocean e a ClassNK, abrangendo posicionamento das velas, visibilidade, procedimentos de emergência e medidas de segurança, levou à AiP. A Gaztransport et Technigaz SA (GTT), projetista do tanque de carga da embarcação, também confirmou a segurança estrutural do tanque em relação às tensões impostas pelas velas.

A MOL pretende atingir emissões líquidas zero de GEE até 2050 por meio de energia limpa e tecnologias de economia de energia, planejando lançar 25 embarcações equipadas com Wind Challenger até 2030 e 80 até 2035.

Fonte: Portos e Navios