Moradores do sul dos EUA deixam casas por causa do Furacão Delta
A previsão é que o fenômeno toque o solo entre sexta-feira (9) e sábado (10), na região de Lafayette, a mesma que foi atingida pelo furacão Laura em agosto
Os moradores do estado da Louisiana, região sul dos Estados Unidos, deixaram suas casas nesta sexta-feira (9) por causa do furacão Delta, que atinge o Golfo do México.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (conhecido pela sigla NHC, em inglês) prevê que, ao atingir o país, entre sexta-feira (9) e sábado (10), fenômeno será de categoria 3, em escala que vai de 1 a 5. Há possibilidade de formação de tempestades que ameaçam vidas, segundo o órgão.
Passagem pelo Golfo do México
O furacão Delta ganhou força na quinta-feira (8), em sua passagem pelo Golfo do México em direção à costa dos Estados Unidos, depois de atingir a península de Yucatán, no México.
Temporada de furacões no Atlântico bateu recordes
Delta é a vigésima sexta tempestade desta temporada no Atlântico, na qual foram batidos vários recordes, entre eles que se esgotou a lista de nomes previstos para ciclones e os meteorologistas começaram a identificá-los com o alfabeto grego.
Com o aquecimento da superfície dos oceanos, os furacões se tornam mais potentes, afirmam os cientistas, que preveem um aumento da proporção de ciclones de categorias 4 e 5, as mais altas.
Parada nas plataformas de petróleo
O fortalecimento do furacão Delta também desferiu o maior golpe na produção offshore dos EUA no Golfo do México em 15 anos, interrompendo a maior parte do petróleo da região e quase dois terços de sua produção de gás natural.
Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (8), impulsionados pelas negociações em Washington para um novo plano de ajuda econômica e também por temores do impacto do furacão Delta no Golfo do México
Fonte: G1 Mundo/AFP
Foto: NOAA Satellites