Movimento Produz Brasil repudia redução dos índices de conteúdo local para petróleo e gás

Movimento Produz Brasil repudia redução dos índices de conteúdo local para petróleo e gás

O Movimento Produz Brasil enviou à Redação do SINCOMAM a seguinte nota:

“Não bastasse o elevado nível de desemprego já existente no país, acima de 12 milhões de pessoas, a decisão do Governo de redução dos índices de Conteúdo Local para petróleo e gás, acrescentará mais de 1 milhão de desempregados.

“Enquanto o Movimento Produz Brasil negociava com o Governo solução para as regras de Conteúdo Local que atendesse toda a cadeia produtiva, foi surpreendido com a divulgação de corte substancial dos índices nas atividades de exploração e produção de petróleo e, pior, dando a entender que isto é bom para o Brasil. Na prática, esta decisão sinaliza o fim do conteúdo local.

“Os índices apresentados nesta quarta-feira (22) estão muito abaixo do razoável, aquém da atual capacidade de produção da indústria local, e podem ser atingidos apenas com a contratação de serviços. Ao não segmentar bens, serviços e engenharia, a decisão causa impactos desastrosos nos investimentos já realizados e futuros, além de severos reflexos na economia e na retomada do desenvolvimento.

“A cadeia fornecedora investiu nos últimos anos mais de 60 bilhões de dólares na implementação e ampliação da capacidade de produção, de forma a atender às expectativas de demanda do setor de petróleo e gás. Empresas multinacionais que para cá vieram por conta do Conteúdo Local, encerrarão suas atividades no Brasil e passarão a fornecer bens e serviços a partir de outros países, acarretando maior desemprego e perda de renda.

“A indústria brasileira apoia a racionalização do Conteúdo Local, mas não aceita que ela seja descaracterizada com índices globais e extremamente baixos, legando à sociedade brasileira apenas serviços de baixo valor agregado. Políticas públicas não podem ser boas apenas para um grupo de meia dúzia de empresas petrolíferas e prejudicar todo o país.

“O Movimento Produz Brasil reivindica que os índices de Conteúdo Local segreguem bens de serviços e que sejam condizentes com a capacidade produtiva do país, que já acumulou experiência e tecnologia suficientes para atender o mercado de petróleo dentro dos padrões internacionais.

“Movimento Produz Brasil – Formado por 14 entidades que representam cerca de 200 mil empresas e milhões de trabalhadores, o Movimento foi criado com o objetivo de atuar na retomada do crescimento econômico e na recuperação da atividade industrial, buscando maior geração de renda e de empregos no país. Seus líderes vão continuar lutando para conscientizar o Governo quanto à importância da Política de Conteúdo Local.

“Fazem parte do Movimento Produz Brasil: ABCE, ABEMI, ABINEE, ABITAM, ABIMAQ, Instituto Aço Brasil, Sistema FIEB, Sistema FIEMG, FIERGS, FIESC, FIESP, Sistema FINDES, Sistema FIRJAN, SINAVAL

Entidades de trabalhadores que apoiam a causa: AFBNDES, CNTM, CLUBE DE ENGENHARIA, FORÇA SINDICAL, FUP e SINDIPETRO.”