MSC encomenda dez navios de 21 mil TEUs movidos a GNL

MSC encomenda dez navios de 21 mil TEUs movidos a GNL

A MSC planeja aumentar a sua carteira de encomendas de navios porta-contêineres com mais dez contratos para navios movidos a GNL de 21.000 TEUs. As embarcações serão construídas pela Hengli Heavy Industries da China, estaleiro localizado na ilha de Changxing, perto de Dalian, no local do malfadado estaleiro STX Dalian.

O Grupo Hengli adquiriu o estaleiro falido em julho de 2022 por US$ 299 milhões e anunciou planos de investir o equivalente a mais de US$ 1,3 bilhão para converter o local em um estaleiro e fábrica de equipamentos de alta qualidade.

Associação MSC-Hengli 

No início deste ano, a MSC e a Hengli assinaram um acordo ao abrigo do qual ambas as empresas estabelecerão uma parceria estratégica. Este acordo abrangerá áreas como a construção de novos navios porta- contêineres, o fabrico de motores, a reparação e transformação de navios.

Espera-se que o próximo lote de navios da linha principal da MSC seja idêntico, ou pelo menos muito semelhante, a uma série de doze unidades que a companhia marítima encomendou à Jiangsu New Hantong Heavy Industry (JNHHI) em agosto. Os navios de 21.000 TEUs construídos pela JNHHI serão projetos MARIC com comprimento de 380,00 m e boca de 58,00 m (23 linhas) e a MSC pagará cerca de US$ 235 milhões por navio para entregas em 2027 e 2028.

Ainda não foram divulgados os preços ou prazos de entrega que a MSC e a Hengli acordaram para os novos navios, mas as primeiras unidades poderão entrar ao serviço em 2027.

Fonte: Mundo Marítimo