Navio de guerra tailandês afunda após falha na propulsão em forte tempestade
Militares da Tailândia mobilizaram navios de guerra e helicópteros nesta segunda-feira (19) para tentar localizar 33 fuzileiros navais desaparecidos depois que uma corveta afundou durante a noite em águas agitadas no Golfo da Tailândia, informou a Marinha.
Três navios da marinha e dois helicópteros foram enviados para encontrar os desaparecidos na província de Prachuap Khiri Khan, ao sul de Bangkok, depois que o navio de guerra HTMS Sukhothai (442) sofreu uma falha na propulsão e afundou pouco antes da meia-noite, a cerca de 20 milhas náuticas da costa.
Uma missão de resgate durante a noite em mau tempo garantiu 73 das 106 pessoas a bordo, informou a Marinha, com as 33 restantes forçadas a abandonar o navio.
A marinha postou imagens e vídeos em sua conta no Twitter mostrando um grupo de militares em coletes laranja em uma balsa inflável preta se afastando de um navio na escuridão enquanto as ondas cresciam ao seu redor. Não ficou imediatamente claro quantas balsas foram lançadas.
A Sukhothai, uma corveta construída nos Estados Unidos em uso desde 1987, foi atingida por fortes ondas no domingo, forçando-a a inclinar-se para um lado antes de ser inundada pela água do mar, disse o porta-voz da Marinha, almirante Pogkrong Monthardpalin.
Uma imagem compartilhada pela marinha mostrava o navio cinza adernado, enquanto outra imagem em uma tela mostrava a proa do navio e uma torre de canhão aparecendo acima da linha d’água enquanto ele afundava.
Fonte: Reuters