Navio Hospitalar deverá atender a populações ribeirinhas em MT

Comunidades rurais poderão ter atendimento médico e odontológico

A Marinha do Brasil deverá fazer cerca de 100 atendimentos médicos e odontológicos em cada uma das comunidades rurais que o Navio de Assistência Hospitalar deverá visitar na próxima semana em Mato Grosso. A ação iniciou na segunda-feira (17/2), na Praia do Poço, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. A intenção é visitar uma comunidade por dia.

O navio tem dois médicos, dois dentistas e seis enfermeiros aptos a fazerem atendimento básico aos pacientes na enfermaria.

“Eles fazem procedimentos não invasivos. São casos médicos como inflamações, infecções. No atendimento odontológico, são feitos procedimentos como extração de dente, entre outros”, disse o comandante do capitão Renato Luís Kodel. Também deverá ser feita a distribuição de medicamentos.

A embarcação atracou nesta sexta-feira (14) em Santo Antônio do Leverger vinda de Ladário (MS). A previsão inicial, entretanto, era que o navio aportasse em Cuiabá. “Mas isso não foi possível porque o nível do rio está muito baixo”, afirmou Kodel. A profundidade nesta sexta, conforme medição da Marinha, estava em 1,58, quando o ideal para navegação é, no mínimo, 2,10m.

As viagens são chamadas de Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha, e ocorrem duas vezes por ano em Mato Grosso. Nessa primeira visita de 2014, o navio deve passar ainda por Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger, e pelas comunidades Piúva, Estirão Comprido e Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço, a 121 km da capital. Os trabalhos deverão ser concluídos no dia 23 de fevereiro.

O navio tem 33 metros e tripulação de 40 pessoas.

Fonte: G1