Navio ro-ro testa vela de asa em condições reais de operação
A Michelin e a Companhia Marítima Nantaise – MN acabam de assinar um acordo de parceria para testar a vela de asa em condições reais de operação na navegação marítima comercial. Um navio porta-contêineres ro-ro será equipado com o sistema wing sail no segundo semestre. A partir do final do ano, duas rotas semanais entre Espanha e Grã-Bretanha vão operar com um protótipo de asa com uma superfície de 100m² no navio “MN Pélican”.
A solução Wing Sail Mobility (Wisamo) é um sistema automatizado, telescópico e inflável de vela que pode ser instalado em navios mercantes e embarcações de recreio. A solução inovadora é o produto de um empreendimento colaborativo entre a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Michelin e pela equipe da Wisamo.
Graças a esta instalação, o projeto entrará na fase de desenvolvimento industrial da nova tecnologia. Se os testes forem conclusivos, o acordo de parceria pode abrir portas para testes usando uma vela de asa maior, marcando um passo para a descarbonização do transporte marítimo.
A vela inflável aproveita o vento, fonte de propulsão gratuita, universal e inesgotável. Seu design revolucionário permite que um navio reduza o consumo de combustível e reduza as emissões de CO2. Ao todo, o sistema pode melhorar a eficiência de combustível de um navio em até 20%.
O sistema pode ser instalado na maioria dos navios mercantes e embarcações de recreio e usado em todas as rotas de transporte marítimo. Especialmente adequado para navios ro-ro, graneleiros e petroleiros, pode ser utilizado como equipamento original em embarcações novas ou adaptado em navios já em serviço.
Testes em veleiro já estão em andamento para o desenvolvimento técnico da solução e, até o final de fevereiro de 2022, a Wisamo passará por uma segunda fase de testes mais extensos com condições marítimas de inverno.
Fonte: Portos e Navios