Navio-tanque contratado da Petrobras conclui sua primeira operação em Búzios
Embarcação integra a frota de quatro novos navios-tanque de posicionamento dinâmico (DP2) com capacidade de armazenamento de 1 milhão de barris cada
O Eagle Paulínia, segundo de quatro novos navios que estão sendo incorporados à frota de aliviadores da Petrobras em 2020, realizou as primeiras operações de alívio em Búzios, na Bacia de Santos. Segundo informações da estatal, o navio tem capacidade de transporte e armazenamento de 1 milhão de barris de óleo.
De acordo com a Petrobras, na última semana de agosto, a embarcação realizou dois offloadings (transferência do óleo) das plataformas P-74 e P-76, além do transbordo da carga de petróleo para outro navio exportador em Angra dos Reis.
“As novas embarcações são fundamentais para atender ao grande potencial de produção da Petrobras, assim como à demanda por exportação do petróleo produzido pela companhia. Representam um grande salto de produtividade nas operações de offloading, em linha com nossa estratégia de gerar mais valor a partir de nossos ativos. Com essa estratégia, temos obtido resultados relevantes na operação, com sucessivos recordes de produção de petróleo no campo de Búzios, por exemplo; e na comercialização, com relevantes volumes de exportação de óleo e recorde de 1 milhão de barris por dia exportados em abril”, destacou o diretor de Comercialização & Logística da Petrobras, André Chiarini, em nota.
Eagle Paulínia
Construído na Coréia do Sul, a embarcação da classe Suezmax é dotada de sistema Dynamic Positioning (DP2), com propulsores de alta potência e sistema de posicionamento dinâmico. O navio também é equipado com bombas de carga acionadas eletricamente para aumentar o aproveitamento de combustível e reduzir custos.
O terceiro navio está na Coréia do Sul realizando testes e deve chegar ao Brasil em outubro. O quarto tem previsão de entrega em Singapura em novembro, e chegada ao Brasil em dezembro. As novas embarcações vão integrar a frota atual da companhia de 21 navios DP, que realizam cerca de 1.800 offloadings por ano. Além destes aliviadores, a Petrobras contratou, no início do ano, mais três navios-tanque, com entrega prevista para 2022.
Foto: divulgação AET/ Navio Eagle Paulínia