Navio “Tenente Boanerges” conduz manutenção de Sinais Náuticos na Bahia

Navio “Tenente Boanerges” conduz manutenção de Sinais Náuticos na Bahia

Entre os dias 22 e 26 de julho de 2024, o Navio Hidrográfico Balizador (NHiB) “Tenente Boanerges”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Leste, conduziu a comissão “SINÁUTICA IX/PRÉ-MINEX SALVADOR 2024”. A missão incluiu a inspeção e manutenção de sinais náuticos na Baía de Todos-os-Santos, além do apoio logístico à Ilha de Tinharé, em Cairu (BA).

Apoio Logístico à Ilha de Tinharé

Durante a comissão, o NHiB “Tenente Boanerges” desempenhou um papel crucial no apoio logístico à Ilha de Tinharé, transportando pessoal e material necessário para diversas operações. O Farol de Morro de São Paulo, localizado na ilha, é um ponto estratégico para a navegação na região e recebeu atenção especial durante a missão. A presença do navio facilitou a realização de manutenções e melhorias no farol, essenciais para garantir a segurança das embarcações que trafegam pela área.

Além dos benefícios diretos para a navegação, o apoio logístico prestado também trouxe vantagens para a comunidade local. A movimentação de pessoal e equipamentos contribuiu para o desenvolvimento regional e reforçou a presença da Marinha na região, proporcionando um sentimento de segurança e colaboração com a população de Cairu.

Inspeção e Manutenção de Sinais Náuticos

A comissão “SINÁUTICA IX/PRÉ-MINEX SALVADOR 2024” incluiu uma série de atividades voltadas para a inspeção e manutenção de sinais náuticos na Baía de Todos-os-Santos. Estes sinais são vitais para a orientação das embarcações, ajudando a prevenir acidentes e garantir a fluidez do tráfego marítimo. O NHiB “Tenente Boanerges” foi responsável pela verificação do estado dos sinais, realização de reparos necessários e atualização dos equipamentos conforme as normas vigentes.

Os sinais náuticos inspecionados variam desde boias de sinalização até faroletes e balizas, cada um desempenhando um papel específico na segurança da navegação. A manutenção regular desses sinais é crucial para evitar falhas que poderiam levar a incidentes graves. A operação na Baía de Todos-os-Santos reforçou a confiabilidade do sistema de sinalização náutica na região.

Adestramento com Sonar de Varredura Lateral (SVL)

Um dos destaques da comissão foi o adestramento com o emprego do sonar de varredura lateral (SVL). Este equipamento avançado permite a detecção e mapeamento de objetos no fundo do mar, sendo fundamental para operações de segurança e investigação subaquática. O adestramento focou em técnicas de operação do sonar, análise de imagens e procedimentos de montagem do dispositivo de imageamento.

Os militares do NHiB “Tenente Boanerges” que participaram do adestramento aprimoraram suas habilidades e conhecimentos, aumentando a eficácia das futuras missões. A experiência adquirida com o uso do SVL não apenas elevou o nível de preparo da tripulação, mas também garantiu que o navio esteja melhor equipado para lidar com desafios subaquáticos complexos.

Fonte: Defesa em Foco