Nível do rio Negro continua subindo e deve ultrapassar cheia de 2013 na próxima semana

Nível do rio Negro continua subindo e deve ultrapassar cheia de 2013 na próxima semana

Por 37 centímetros as águas do rio Negro não devem ultrapassar este ano o recorde histórico da cheia de 2012, que marcou 29,97 metros, conforme previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em 2014, o rio Negro deve atingir a cota máxima de 29,60 metros, a partir da primeira semana do mês de junho. A marca deste ano, porém, ultrapassará em 27 centímetros o volume máximo do ano passado, que foi de 29,33 metros.

Nesta sexta, o volume de águas marcava 29,29 metros, e nos próximos dias, ou até a primeira quinzena de junho, o nível do rio Negro deve subir mais 31 centímetros até os 29,60 metros. Conforme o diretor do CPRM, Marco Oliveira, o volume deste ano será influenciado, principalmente, pela recorde na subida das águas do Rio Madeira, no sul do Estado, que foi de 70 metros cúbicos por segundo, sendo o normal 40 ou 50 metros cúbicos por segundo.

“Todo ano a cheia é diferente. Esse ano foi o fator rio Madeira, que sofreu uma cheia excepcional. Nas outras cheias a contribuição do Madeira era muito pouca”, disse Marco Oliveira. “O volume das águas atingiu primeiro a região do Baixo Amazonas (sul do Estado), causando situação de emergência em alguns municípios e depois atingiu Careiro e Manaus”. Segundo o diretor do CPRM, a subida das águas até 29,60 metros também dependerá da situação do rio Solimões.

“Essa previsão é feita em função da régua do Porto de Manaus. É uma equação a partir da série história de 100 anos do porto”, completou Marco Antônio. De acordo com o CPRM, baseando-se nas medições dos últimos anos, o volume máximo de 29,60 metros deve permanecer nesse nível em torno de 40 a 45 dias. A vazante do rio Negro, ou seja, a descida das águas, só deve acontecer após o período de 40 a 45 dias.

Fonte: A Crítica (Manaus)