Operação Ágata Norte: Forças Armadas reforçam atuação nos estados do Pará e Amapá
O Ministério da Defesa (MD) informou que, em parceria com órgãos estaduais e federais e agências de segurança pública e ambientais, foi realizado nos meses de outubro e novembro a Operação Ágata Norte, coordenada pelo Comando do 4° Distrito Naval.
Segundo o MD, foram efetuadas ações contra delitos transfronteiriços e ambientais, bem como a descontaminação de locais e assistência hospitalar, nos estados do Pará e Amapá.
As atividades reforçam a presença permanente das Forças Armadas na região amazônica, representada de forma regular por meio da atuação das Agências da Marinha do Brasil, os Batalhões de Selva do Exército Brasileiro e os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira.
A Operação Ágata Norte 2020 conta com a participação de mais de 4.300 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, bem como o emprego de mais de 70 meios navais, 100 meios terrestres e 14 meios aéreos. Em proveito das atividades, militares conscientizam a sociedade sobre medidas de combate à COVID-19, além de complementarem as ações realizadas no contexto da Operação Verde Brasil 2.
Fiscalização
Ações de fiscalização, inspeções e patrulhas navais estão entre as atividades desempenhas pelos militares. Entre os dias 22 e 30 de outubro, 1.943 embarcações foram abordadas. Destas, 126 foram notificadas, 72 apreendidas e duas apresadas.
As multas aplicadas por descumprimento de normais de tráfego aquaviário podem garantir a arrecadação de até R$ 286.400,00. Os valores são uma estimativa referente a infrações cometidas, que ainda serão julgadas, cabendo recurso.
Ação Cívico social
O Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” levou atendimento médico e odontológico para a população de Breves (PA). As equipes foram transportadas em aeronaves da Força Aérea. Ao todo, foram prestados 620 atendimentos médicos, 620 de enfermagem e 117 odontológicos. Ocorreu ainda distribuição de 23 mil medicamentos e de 1.640 kits de higiene bucal para os presentes, além da realização de 150 exames laboratoriais.
*Com informações do Ministério da Defesa/ Foto: Antônio Oliveira