Operação Amapá: Forças Armadas apoiam o estado com navios, aeronaves e tropas

Operação Amapá: Forças Armadas apoiam o estado com navios, aeronaves e tropas

Aeronaves da Força Aérea levaram seis geradores para Macapá neste domingo (8)

Navios da Marinha e aviões da Força Aérea começaram a chegar à capital Macapá, trazendo geradores, combustíveis, profissionais de saúde e alimentos, na tentativa de conter à crise gerada pela falta de energia elétrica no Estado do Amapá.

Por meio de nota, o Ministério da Defesa disse que as operações fazem parte da Operação Amapá, ativada pela pasta, para coordenar o emprego das Forças Armadas no apoio às ações decorrentes da falta de energia naquele estado.

As Forças Armadas empregam três navios e um helicóptero da Marinha, duas aeronaves da Força Aérea e tropas do Exército e dos Fuzileiros Navais no Amapá.

Segundo o Ministério da Defesa, neste domingo (8), dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram seis geradores para Macapá. No sábado (7), as aeronaves já haviam levado outros dois geradores, além de uma carreta e um trator. No total, as aeronaves da FAB já entregaram em Macapá (AP) cerca de 29 toneladas de material.

O Exército Brasileiro (EB) já emprega atualmente 360 militares e 12 viaturas na operação.

“Os Navios Auxiliar Pará e Patrulha Guanabara, do Comando do 4º Distrito Naval, devem chegar nesta segunda-feira (9), na cidade de Santana-AP. Já o Navio de Desembarque Multipropósito Bahia, da Esquadra Brasileira, tem previsão de chegada na área do Amapá, a partir da próxima quarta-feira (10). Eles transportam profissionais de saúde (dentre médicos e dentistas), mergulhadores e cerca de 150 Fuzileiros Navais, além de gêneros alimentícios, medicamentos e combustíveis. Após o desembarque do material, combustível e pessoal, o Navio Auxiliar Pará retornará a Belém, a fim de realizar o transporte de 70 toneladas de material oferecido pelo Governo do Pará. A carga deve ser entregue no Amapá a partir de quinta-feira (12). Dois helicópteros Super Cougar, da Marinha, já estão disponíveis no Aeroporto de Macapá para prestar apoio de transporte de pessoal e de material”, informou a Defesa, em nota.

Além da operação no Amapá, as Forças Armadas permanecem atuando diretamente no combate ao novo coronavírus (Operação Covid-19).

Energia deve voltar em até 3 dias no Amapá

Segundo informações divulgadas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a Justiça Federal determinou que a energia elétrica seja restabelecida no Estado até terça-feira (10), sob pena de multa de R$ 15 milhões.

*Com informações do Ministério da Defesa /Foto: divulgação das Forças