Operação de navio no cais permanece suspensa após vazamento de óleo

Operação de navio no cais permanece suspensa após vazamento de óleo

Após vazamento de óleo no cais santista, permanece interrompida, na manhã desta quarta-feira (7), a operação da embarcação Marcos Dias, que está atracada no cais do Armazém 22, na região de Outeirinhos, na Margem Direita do complexo. 

A mancha surgiu e técnicos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) acionaram o plano de atendimento à emergências do Porto. Na sequência foram instaladas no local barreiras para a contenção do óleo. 

De acordo com a Autoridade Portuária, as operações foram paralisadas para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos na contenção da mancha. O trabalho é acompanhado por técnicos das autoridades ambientais. 

A Reportagem procurou nesta manhã o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que informou que desde esta terça-feira, todo o processo de contenção do óleo no local está sendo acompanhado pelo órgão. Segundo a agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce, a embarcação, atracada para uma descarga de sal, está impedida de operar enquanto toda a área do entorno não estiver limpa. 

Conforme a agente ambiental, a estimativa é de que entre 50 e 80 litros do produto tenham atingido o estuário. “Mas isso ainda vai ser mensurado pelo Ibama e pela Marinha”, comentou. Quanto aos danos ambientais, somente após finalizada a operação de limpeza é que será feita uma análise para avaliar possíveis impactos. 

O navio Marcos Dias atracou no cais santista na manhã de segunda-feira (5), para a descarga de 43.100 toneladas de sal. Como o desembarque do produto está suspenso, não há previsão de saída da embarcação do Porto de Santos. 

A embarcação, que tem 199 metros de comprimento e 30 metros de boca (largura), já causou um acidente de grande porte no complexo santista. Em 2012, o Marcos Dias perdeu os sistemas de propulsão, governo e comunicação e provocou duas colisões. 

Limpeza de óleo no mar é acompanhada por técnicos do Ibama (Foto: Divulgação/Ibama)

Na tentativa de contornar a situação, a embarcação soltou as duas âncoras, mas uma delas não desceu. O acidente não deixou vítimas, mas causou danos em duas embarcações e equipamentos de um terminal que fica na Ponta da Praia, na Margem Direita do cais santista.   

Em nota, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informou que tomou conhecimento do derramamento de óleo no cais e que tanto o navio, quanto a empresa responsável, foram notificados a prestar esclarecimentos. 

No local, uma equipe de peritos coletou amostras do óleo para confirmar sua origem.  

Fonte: A Tribuna