P-80 e P-83 contarão com sistema em tempo real para aplicações de segurança e gêmeos digitais

P-80 e P-83 contarão com sistema em tempo real para aplicações de segurança e gêmeos digitais

A Light Structures, fornecedor de sistemas de monitoramento de condição de fibra óptica baseados na tecnologia Fiber Bragg Grating (FBG), obteve dois contratos com a Yantai CIMC Raffles Offshore. O pacote contempla o fornecimento de sistemas de monitoramento de tensão de casco SENSFIB para dois FPSO comissionadas pela Petrobras.

Representando a mais extensa configuração de tecnologia SENSFIB disponível, os contratos para as P-80 e P-83 têm garantia da China Merchants Hoi Tung, agente da Light Structures. Com capacidade de produção de 225 mil barris de petróleo por dia, as unidades FPSO estarão entre as maiores do mundo quando concluídas e implantadas no campo de Búzios. O primeiro sistema SENSFIB está programado para ser entregue ao estaleiro até o final de novembro, com o segundo chegando em abril de 2024.

Idênticos em projeto e execução, os FPSOs P-80 e P-83 contarão com inovações como tecnologias de redução de carbono e gêmeos digitais que fornecerão à Petrobras duplicatas virtuais de alta fidelidade dos FPSOs para permitir simulação e testes remotos que garantirão a segurança operacional.

Os gêmeos digitais serão conectados a dados ao vivo de diversos sensores nos FPSOs, incluindo o sistema de monitoramento de casco SENSFIB, garantindo que quaisquer verificações pré-operação forneçam dados precisos para as equipes de engenharia da Petrobras.

Fonte: Portos e Navios