Parceria entre Brasil e Reino Unido oferecerá marketplace de serviços a micros e pequenas empresas
Até meados de 2022, deve ser disponibilizada às micros, pequenas e médias empresas brasileiras uma plataforma digital que as ajudará a exportar. Batizada provisoriamente de Global Trade Hub, será uma espécie de marketplace onde empresas poderão contratar serviços como capacitação, inteligência comercial, financiamento à exportação e despachantes aduaneiros, por exemplo. O projeto, uma parceria entre os governos do Brasil e do Reino Unido, é financiado pelo Prosperity Fund, que aportou R$ 18,6 milhões até o momento. Pelo lado brasileiro, participam os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, além de Sebrae e Apex.
“É uma ação inovadora na América Latina”, disse a subsecretária de Facilitação do Comércio Exterior, Glenda Bezerra Lustosa. No futuro, essa plataforma estará integrada ao Portal Único do Comércio Exterior e ao Porto sem Papel, e operará também para outros países da região. Dessa forma, se aproximará de Cingapura, considerada a mais avançada em oferecer a seus exportadores os serviços e meios para viabilizar as exportações em um só local.
O projeto já foi apresentado pelo governo brasileiro em uma reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse Glenda. O organismo convidou o país a apoiar um documento que estimula outros países a tomar iniciativa semelhante.
O projeto do Global Trade Hub foi apresentado ontem na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também foi apresentado um novo serviço digital no qual as empresas preenchem um questionário e ficam sabendo qual é seu grau de maturidade para exportar e em quais pontos precisa melhorar para ter sucesso. Esse diagnóstico dá o “caminho das pedras”, comentou o coordenador de Inserção Internacional de Empresas, Victor Maselli Neto. Futuramente, esse serviço será integrado ao Hub de forma que, uma vez apontadas as necessidades das empresas candidatas a exportar, essas já sejam direcionadas ao ambiente onde poderão ter acesso aos serviços de que necessita. O questionário tem por base a metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora, que já existe há vários anos. A digitalização foi financiada pelo Reino Unido. Maselli diz que o objetivo de trazer as micros, pequenas e médias empresas para o comércio internacional é aumentar sua participação nas exportações brasileiras. Hoje, 95% do valor exportado pelo país parte de grandes empresas, comentou Glenda.
Fonte: Valor